quarta-feira, 2 de maio de 2012

Núcleo Vagapara apresenta: De Solos e Coletivos - MiniFestival Intinerante


O Núcleo Vagapara, coletivo de artistas cênicos que atuam coletiva e colaborativamente desde 2007 em Salvador, apresenta em Vitória da Conquista o "De Solos e Coletivos – Mini Festival Itinerante", em parceria com o Coletivo Quitanda. O MiniFestival é a celebração dos encontros afetivo-colaborativos entre agrupamentos de artistas de diferentes linguagens que desenvolvem trabalhos solos. Com o apoio da FUNARTE, através do edital de circulação de espetáculos de dança, o grupo irá percorrer as cidades baianas de Jequié e Vitória da Conquista, em maio de 2012, além de Maceió, Aracaju e Laranjeiras em julho e agosto desse ano. A programação fará parte do 1° Festival da Juventude de Vitória da Conquista, que acontece no próximo fim de semana, entre os dias 04 e 06 de maio. Confira a grade de apresentações:

03/05 Quinta

19h - MOSTRA DE VIDEODANÇA – Viela Sebo Café

04/05 Sexta

09 à 13h  - Oficina de produção - Casa Memorial Régis Pacheco

O foco é a instrumentalização dos artistas das localidades para desenvolverem seus trabalhos artísticos com algum tipo de suporte financeiro proveniente das diversas fontes de fomento atualmente disponíveis no país. Apresentando aos participantes um pouco da lógica da relação artista & instituições de fomento à cultura, gera-se na oficina um espaço de reflexão sobre o papel político do artista, além de indicar caminhos práticos de gestão das atividades dos grupos e captação de recursos.

Alunos: artistas profissionais, estudantes de artes e comunidade em geral.
Ministrante: Isabela Silveira
Vagas: 25 pessoas
Duração: 09 à 13h

14 à 16h – Oficina de criação - Casa Memorial Régis Pacheco

A oficina de criação visa o compartilhamento das ferramentas e estratégias criativas adotadas pelos artistas dos coletivos envolvidos. O intuito é ampliar o leque de procedimentos criativos dos participantes da oficina, visando compartilhar as questões detonadas nas obras apresentadas, aproximando-as de outros artistas locais e promovendo a troca de pontos de vistas entre todos.

Alunos: artistas profissionais, estudantes de artes e comunidade em geral.
Ministrantes: Lucas Valentim, Isaura Tupiniquim e Mab Cardoso
Vagas: 20 pessoas
Duração: 14h às 18h, com mostra ao final.

17h - Intervenção – “ Isto é apenas uma mulher”, de Isabela Silveira - Praça Nove de Novembro

Uma mulher, com o rosto coberto por um pano branco, sentada em um banco de praça. O que pode surgir desta cena? Quais as possibilidades de interação são apresentadas por esta personagem? Quem é esta pessoa? Como os transeuntes lidam com esta estranha presença? 

19h – Performance : “ Maria Augusta Bárbara” , de Mab Cardoso - Teatro Carlos Jehovah

Maria Augusta Bárbara discute a formação do corpo na sociedade e as relações de poder. É auto-referenciada nas experiências da bailarina Mab Cardoso ao longo dos 20 anos da sua formação artística em dança, o que possibilita associá-la às metodologias de educação do corpo não só na dança, como também na sociedade atual, fazendo emergir possíveis leituras referentes a processos de alienação e disciplina. A obra propõe uma performance-instalação onde códigos da técnica clássica são desconstruídos pela desestabilização de três dos seus princípios mais recorrentes: o equilíbrio, a leveza e a verticalidade.

19:30h – Instalação : “Dois, de Lisa Vietra “ ,de Lisa Vietra  –  Teatro Carlos Jehovah

Vivemos sob uma lógica dualista, onde para uma coisa 'ser' é necessário que haja outra que seja oposta e complementar a outra - e é desta forma que validada-se a existência de ambas. Este trabalho, que está em processo de criação, analisa e explora o binarismo existente na construção cultural de Feminino e Masculino. Manifestamos identidades genuínas ou estamos repetindo modelos estabelecidos? O que há por trás da forma que mulheres e homens - usualmente - se comportam?

05/05 Sábado

09 à 13h - Oficina de produção – Casa Memorial Régis Pacheco

14 à 16h – Oficina de criação -   Casa Memorial Régis Pacheco

17h – Intervenção: “ Sirva-se”, de Olga Lamas -  Praça Barão do Rio Branco

Sirva-se é um work-in-progress que mistura as linguagens da instalação e da performance, tendo como base criativa as ideias de infiltração e de silêncio. Este é o mais recente desdobramento da pesquisa que a artista Olga Lamas vem desenvolvendo sobre a vida e a obra de Virginia Woolf. No Brasil, realizou apresentações no Rio de Janeiro/RJ, Campinas/SP e Salvador/BA; e na Europa em Londres (Reino Unido) e Vitoria-Gasteiz (Espanha).

18:30h – Instalação:  “Troca Imediata de Saliva e Suor”, de Lucas Valentim - Teatro Carlos Jeovah

Tudo começou com um sim. Ou com nãos. É das escolhas que estou falando. Quando se trata de amor começam logo as negociações. Este trabalho faz parte de um olhar sobre os paradigmas, clichês e recorrências do amor. Uma declaração em forma de instalação com direito a chá, breves conversas e um bilhete azul.

19:30h – Performance: “ Fricção” ,de Isaura Tupiniquim - Teatro Carlos Jehovah

Dramaturgia sem epílogos conduzida pela mediação entre máquina-tecnologia -guerra-corpo. Imagens de guerra e do universo erótico friccionadas. Uma dança que agencia uma dinâmica de representações em movimento, ao acionar no corpo, estados de violência e posturas de poder ao tempo que as erotiza.

06/05 Domingo

09 à 13h - Oficina de produção – Teatro Carlos Jehovah

14 às 16h – Oficina de criação - Teatro Carlos Jehovah

18h – Performance: “Entrada a preço da Razão” ,de Isaura Tupiniquim - Teatro Carlos Jehovah

Configura-se num transpassar de arames que indica limites e possibilidades de movimentos onde o corpo age como extensão da “máquina” metálica e vice-versa, instaurando um jogo de tensões e embate de forças. A oscilação entre risco, instabilidade e imprevisibilidade nos movimentos da estrutura no espaço, provoca um estado de ameaça para o publico deslocando sentidos e espacialidade no ambiente.


Ainda como parte da programação de artes cênicas do Festival da Juventude, a Companhia Operakata apresenta, em praça pública, “O Circo de Soleinildo”, e o projeto Palco Giratório do Sesc leva para o Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima a peça Teatral “A menininha”. As inscrições para as oficinas podem ser feitas através do site do Festival da Juventude. Mais informações no site do Núcleo Vagapara.

0 comentários:

Postar um comentário