segunda-feira, 21 de maio de 2012

Arquitetos, Designers e Decoradores expoem seus trabalhos na IV Mostra ArqDecor

Foto: Rafael Flores
Por Rafael Flores


A quarta mostra de aquitetura e decoração ArqDecor foi inaugurada na última sexta-feira, 18 de maio com um coquetel para a imprensa e convidados. Às 20h, horário marcado para o início do evento, tábuas de madeira ainda eram carregadas e de longe viam-se os últimos retoques serem dados e os últimos grãos de poeiras retirados dos ambientes decorados. A cerimônia de abertura começou apenas por volta das 22h, com a apresentação do coletivo ArqDecor através de um vídeo institucional.

O evento marca uma fase de intenso crescimento no setor da Construção Civil na cidade de Vitória da Conquista. Segundo dados da Agência Municipal de Desenvolvimento Trabalho e Renda - ADTR, o setor da Construção Civil é o segundo que mais emprega na cidade, perdendo apenas para o Comércio. Tal crescimento somado à criação do curso de Arquitetura e Urbanismo na Faculdade Independente do Nordeste – Fainor, profissionais da área passaram a circular e produzir mais na cidade.

“Esta quarta edição da Mostra vem representar o vetor de crescimento urbano da cidade, o objetivo é fomentar o mercado”, diz Aline Lôbo, uma das arquitetas responsáveis pelo evento. Nesta edição, além da parceria com os arquitetos locais, a ArqDecor contactou as construtoras e a Caixa Econômica Federal. Aline explica que estas novas parcerias foram feitas para possibilitar que o cliente financie a compra do seu imóvel e ao mesmo tempo negocie com arquitetos e designers para projetá-lo. 

Lara Gusmão, Ana Maria Gonçalves e Aline Lôbo / Foto: Divulgação
Em 2006, foi realizada a primeira Mostra de Móveis e Arquitetura da cidade, promovida pelas arquitetas Lara Gusmão, Ana Maria Gonçalves e Aline Lôbo. Em tal ocasião foi revitalizado o casarão de nº 116 da Praça Tancredo Neves, o qual se tornou a sede da Rede de Atenção à Criança e ao Adolescente. Na segunda edição, com o intuito de atender ao mercado hoteleiro local, a mostra foi realizada na Pousada da Conquista Resort Spa, onde oito quartos do hotel e áreas externas foram redecoradas. Já em 2008, quando o trio de arquitetas resolveram se organizar coletivamente e passaram atender com a marca ArqDecor, a mostra promoveu uma reforma na Casa da Terceira Idade, outro casarão antigo da Praça Tancredo Neves e tombada pelo Intituto De Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - Iphan.

Neste ano foi construído um espaço específico para o evento, possibilitando aos profissionais uma maior liberdade no momento de pensar o projeto. Duas das edições passadas recuperaram casarões antigos da cidade, lançando o desafio aos profissionais de imprimir sua marca em imóveis do século passado. Diferente do que ocorre nas capitais com as Casa Cor, a ArqDecor não pretende destruir o ambiente, no entanto Aline Lôbo afirma que “ainda precisamos sentir como será o evento até o final para avaliar qual será a utilização do espaço”.

Quarto do Casal/ Foto: Rafael Flores
O espaço criado para expor o trabalho de arquitetos, designers e artistas pláticos, recria uma residência. Sala de Jantar, Sala de Estar, Quarto de Casal, Home Office, três Varandas, Home Cine, Bar e Sanitários, divididos em dois andares compoem a casa ArqDecor. Para compor o Quarto do Casal, a arquiteta soteropolitana Eliane Kruschewsky preferiu utilizar tons claros, o que, segundo ela, é um clássico contemporâneo e é a preferência da maioria. “Procurei usar materiais daqui de Vitória da Conquista, assim como artistas locais para a decoração. Usei os desenhos das mulheres nuas de Adilson Silva, que  ficou bem bacana”, comenta a arquiteta. Tons de sustentabilidade também foram utilizados para compor ambientes, espelhos de cacos de vidro e uma luminária de arame reduzido chamam atenção na Sala de Jantar. “Trabalhamos com o conceito de reutilização de materiais na construção civil, então o ambiente [sala de jantar] é trabalhado com cacos de espelho em uma parede, painel de tacos de madeira em outra parede e uma luminária em arame reduzido, achamos importante mostrar que é possível trabalhar com a sustentabilidade” explica Eunice Gusmão, arquiteta e professora da Fainor. Tarsila Kielmann Rezende, designer de interiores, também se preocupou com o meio ambiente no seu projeto. “Moramos numa cidade fria e daí eu quis aproveitar o clima para fazer uma sala aconchegante com uma lareira. No entanto é uma lareira ecológica que não precisa de duto, não faz fumaça e funciona apenas com álcool e é portátil, a gente usa muito em projetos aqui em Conquista”, explica.

Sala de Jantar/ Foto: Rafael Flores

Além de expor o trabalho dos profissionais da área a ArqDecor nesta edição se preocupou também com o bem estar de quem circula pelo evento. Bicicletadas, apresentações de Slackline e Vôlei estão inclusas na programação. Para Aline Lôbo, é importante que se estabeleça esta relação com o esporte, pois a arquitetura trabalha com a qualidade de vida das pessoas. “Pensamos na qualidade de vida, fizemos a parceria com a academia Espaço Saúde, que tem um trabalho diferenciado na área de corpo e saúde, para mostrar alternativas de bem estar a quem frequentar a Mostra”, comenta.

A edição 2012 da Mostra ArqDecor foi realizada na Olívia Flores, próxima ao Colégio Oficina. A avenida representa um dos principais vetores de crescimento urbano da cidade, com um fluxo de cerca de 10.500 pessoas por dia e é tida como alvo de investimentos contínuos do setor da Construção Civil. O evento acontece até o dia 31 de maio, a programação completa você pode conferir aqui.

0 comentários:

Postar um comentário