Obra do conquistense Roberto de Abreu conta a biografia fabular e ficcional de Genésio, composta a partir de uma emocional colcha de retalhos, de memórias de inúmeros artistas cênicos baianos
Da Redação
Abreu é conquistense, professor dos cursos de Licenciatura em Teatro e Licenciatura em Dança da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, campus de Jequié. Fundador do Grupo Finos Trapos, desenvolveu sua poética lírica sertaneja na composição de cinco espetáculos, como dramaturgo e encenador.
A história
São três grandes passagens caminhosas: sertão – espaços da saudade; circo – Panis et Circense; e cidade – territórios da revolta, tempos e espaços de cada um dos três atos do espetáculo. Figuras míticas, alegorias e arquétipos traduzidos nas personagens Dona Perpétua, Seu Luzido, Jocasta, Dom Jones, Paiaço Melancia, Ícaro, Gelasius, Constantino Stanislau e o Andarilho povoam o imaginário de Genésio.
Premiações
Com “Gennesius”, Abreu foi um dos quatro finalistas do Prêmio Luso-brasileiro de dramaturgia Antônio José da Silva, promovido pela Fundação Nacional de Artes (Funarte) e o Instituto Camões de Portugal, indicado ao Prêmio Braskem (melhor direção e melhor trilha sonora), e vencedor do 11º Concurso de Obras Artístico Literárias da UESB – Prêmio Professora Zélia Saldanha, 2010, Edital nº 104/2010, na categoria Dramaturgia.
Confira a programação:
01. Leituras dramáticas de cenas do texto "Gennesius".
02. Recital de poesias de Waly Salomão
03. Seção de dedicatórias e autógrafos
Serviço: Lançamento do livro "Gennesius – Histriônica Epopéia de um Martírio em Flor"
Local: Memorial Régis Pacheco - Praça Tancredo Neves, Centro, Vitória da Conquista - BA
Horário: 17h
Valor: Entrada Gratuita
0 comentários:
Postar um comentário