terça-feira, 19 de junho de 2012

Sempre o menino, xangô, da fogueira de São João...


 Por Ana Paula Marques, Mariana Kaoos e Rafael Flores

Foto: Ana Paula Marques
Nas rádios conquistenses o forró já é o ritmo predominante. Na Banca Central e lugares específicos de vendas de festas de camisa, o conglomerado de pessoas reunidas para comprar os ingressos de eventos como o Tico Mia em Ibicuí, o Forró do Bosque em Cruz das Almas e o Forró da Margarida em Jequié aumenta a cada dia. As bandas em ascensão que compoem a grade desses eventos vão desde Aviões do Forró a duplas sertanejas como João Bosco e Vinícius.

Com uma população que gira em torno de 350 mil habitantes e porte de cidade média em crescimento, Vitória da Conquista vem trilhando nos últimos anos um caminho diferente nas homenagens ao São João. Com um intuito de popularizar as tradições do festejo, a cidade agrega desde eventos promovidos pela Prefeitura Municipal como o concurso de quadrilhas juninas a festas pagas, mas que oferecem uma proposta diferente. Exemplo disso foi o Arraiá do espaço MiraFlores, ocorrido neste ultimo domingo, 17, e que teve como diferencial o público alvo, dessa vez composto pelas famílias.
Foto: Rafael Flores

Nós, rebuceteiros, além de estar cobrindo o evento, montamos a nossa barraquinha de quentão e licor. Observando o evento por trás do balcão, arrumamos a nossa barraca, organizamos as fichinhas no caixa e nos preparamos para vender, nos divertir e cobrir o evento.Com a proposta de atingir as mais diversas idades, o Arraiá estava marcado para acontecer a partir das 15 horas, no entanto só começou às 18, quando as famílias foram preenchendo a arena. De mãos dadas com os pais as meninas com vestido rodado e rendado e os meninos de chapéu e bota, cada um trazia consigo bombinhas, tracks e chuvinhas. Uma fogueira e animadores esperavam as crianças para as brincadeiras juninas, incluindo o tradicional quebra-pote.

Foto: Rafael Flores
Segundo a diretora executiva da Arena MiraFlores e produtora do evento, Andrea Flores, a cidade de Vitória da Conquista necessitava de uma festa junina com um conceito diferente. "Eu sentia falta de uma festa que fosse aconchegante, entendeu? Eu percebi que tinha umas festas gigantescas de camisa com atrações que fogem um pouco do forró pé-de-serra, sem fazer nenhum juízo de valor sobre essa escolha". Ainda segundo a produção, a ideia de acolher a família e valorizar a cultura junina tradicional do interior refletiu na escolha das bandas e da decoração.

A cenografia do evento foi assinada por Arisson Senna, artista plástico local e o forró-pé-de-serra foi comandado pelas bandas Rony Barbosa, Fulô do Cangaço e Amantes do Forró. Infelizmente o público não lotou a arena, como no primeiro evento produzido pela MiraFlores em março deste ano. No entanto foi um bom indicativo do que pode vir a ser uma grande festa da cidade. Mesmo com o pouco público as bandas cumpriram o combinado e tocaram até mais tarde animando quem resistiu ao frio daquele domingo.



Esse ano, por ser o centenário do rei do forró, Luiz Gonzaga, as bandas estão dando (ainda) mais visibilidade à obra do músico e a sua importância na cultura popular brasileira. Para Narjara Paiva, vocalista da banda Fulô do Cangaço , 2012 “é um ano mais que especial por ser o centenário de Luiz. Gostamos de tocar um forró pé de serra que tem tudo a ver com o estilo dele e pretendemos fazer uma homenagem bonita ao longo das nossas apresentações. Nós iremos nos apresentar na praça de Vitória da Conquista também. O que é incrivel, pois eu sinto que a cidade está recuperando as tradições juninas”.

0 comentários:

Postar um comentário