domingo, 17 de junho de 2012

O Rio de Janeiro continua Quente – uma premissa da Cúpula de TODOS os Povos

Por Maria Eduarda Carvalho


Dentro de um período de vivência em São Paulo eis que surgiu a oportunidade. Alguma correria e pouquíssimos dias depois cheguei ao Rio de Janeiro para fazer a cobertura da Cúpula dos Povos na Rio +20. O espaço de atividades auto-gestionadas vai discutir durante os próximos dias questões ambientais sob diferentes óticas.

Desconsiderando temporariamente os relatos de deslocamentos e espaços físicos, é importante chamar atenção para a importância do evento que não passa necessariamente pelo seu conceito básico. Mais interessante que os debates, as mesas, palestras, painéis e outras atividades de formação, é o fluxo de informação que corre com as pessoas. Não precisa dizer muito, ás vezes não precisa dizer nada, cada presente traz uma bagagem cultural imensa a ser decupada.

Os movimentos que compõem a Cúpula são o retrato do Brasil. Política, cultura, religião, informação, sociedade, dando a César o que é de Marco Antônio. Troca de emails, experiências e sugestões de pauta ao pedir uma referência geográfica. Aliás, e quem já não se perdeu por aqui? Talvez a má sinalização e a confusão de mais de 30 atividades simultâneas seja muito boa para estimular o convívio.

Nesse espaço de trocas naturais, atividades simultâneas e grandes expectativas é difícil, quase impossível, se comprometer com uma cobertura onipresente, mas os fragmentos que serão captados ao longo da programação vão aos poucos construindo a imagem do todo. O breve e - sem pé nem cabeça - relato era necessário para contextualizar e alinhar as mentes do que qualquer outra coisa.

E vou, vamos todos, com a cabeça fria, o pé quente e o coração bombando.

0 comentários:

Postar um comentário