terça-feira, 26 de junho de 2012

O Rebucetê Indica: "Dona Canô chamou, eu vou"*

da Redação

Foto: Revista Rolling Stones Brasil
"Caetano, venha ver aquele preto que você gosta", assim dizia dona Canô, mãe dos Veloso, chamando o filho para prestigiar no aparelho de TV certa aparição. 

“Tropicalista sou eu” dizia seu pai médico que cuidava das doenças tropicais. Gilberto Gil era simplesmente... Poeta, ou simplesmente fora de classificação. Ai não só dos baianos se o mulato encafifasse na ideia de largar a música depois que ouvira Jorge Ben.Uma figura sensível ainda naqueles tempos participou da passeata contra guitarra elétrica, mais para segurar a mão de Elis e comprovar a amizade fiel do que por achar de fato que o instrumento representasse algum risco. Afinal, não foi o próprio Gil que subiu no palco com aqueles jovens miúdos, o tal dos Mutantes para entoar o rock na atmosfera de Domingo no Parque?

 Se já não bastasse ser exilado, deportado para longe do tempero e da areia fina ainda voltou para mais tarde ser preso de novo. Porte de maconha. Veja só que besteira mandarem os outros para reabilitação por fumar um. Gil é formado em administração de empresas. Já foi casado com Nana Caymi e tem filhos com nomes lindos (não de Nana). Gil adorou o estrangeiro, se enveredou por homenagens ao rei do reggae, ao rei do baião, até se tornar o rei da sabedoria. Foi ministro da cultura e no cargo fez pela cultura o que ninguém mais pôde, instituiu políticas cujos frutos estão na árvore ainda hoje (escondendo a podridão de novas gestões). Criou um camarote no circuito mais badalado do carnaval baiano, recebeu inúmeras críticas dos intelectuais e da massa popular. Mas resiste, persiste, segue em frente com seus sonhos, que não são os mesmos de quando jovem, mas trazem a mesma luminosidade e alegria de outrora. Hoje, Gilberto Gil completa 70 anos carregados de história e sabedoria. O Rebucetê parabeniza e homenageia aquele que tanto está presente em nossos dias.

#gilbertogileuvoucomerseubolo

O Rebucetê Indica:

III Festival da Música Popular Brasileira, São Paulo, outubro de 1967:  Gil apresenta a canção "Domingo no Parque" ao lado dos jovens mutantes. A canção viria a marcar junto a "Alegria Alegria" de Caetano Veloso, o início da Tropicália.



Festival da Cultura Digital, Rio de Janeiro, dezembro de 2011: Gil apresenta sua visão do que é ser um hacker, fala sobre os Pontos de Cultura e o futuro do programa Cultura Viva. Aqui o mestre mostra o quão viva está suas ideias de convergência (espiritual, tecnológica, musical, etc) iniciadas lá nos anos tropicalistas.





Para encerrar, indicamos a canção "Realce", versão do álbum "Gilberto Gil Unplugged" de 1994. "Quanto mais purpurina melhor!"




*Trecho da música "Dona Canô" de Neguinho do Samba:




0 comentários:

Postar um comentário