segunda-feira, 18 de junho de 2012

Ronda d'O Rebucetê: Circulô Circulando – Balanços pessoais das noites conquistenses

Por Lucas Oliveira Dantas


Para quem ainda não sacou: a Ronda Rebucetê basicamente consiste numa cobertura em primeira pessoa de seja lá o que acontecer com O Rebucetê durante o final de semana. Neste formato em desenvolvimento constante, nós vamos aos lugares para sermos e fazermos aquilo que normalmente faríamos, com ou sem câmeras e gravadores nas mãos. Para os entendidos, é nossa tentativa de imersão particular no jornalismo gonzoNas coberturas da Ronda, apesar de haver direcionamentos prévios pelos quais partimos nas pautas, tudo pode mudar conforme o clima do lugar, das pessoas que o frequentam e, porque não admitir logo de cara, o nível de entorpecimento alcoólico jornalista.

Baile Tropidélico + Vitrolada Cultural

Gilvano Lima, AKA* DJ Macô, animou um seleto grupo de pessoas no Viela Sebo-Café no feriado de Corpus Christi, 7 de junho. Tendo sua estréia oficial num after party ocorrido no Viela durante o Festival da Juventude, em maio deste ano, o Baile Tropidélico do dia 7 foi a primeira vez que o “Trio do Amor”** d’O Rebucetê se jogou nas batidas de Macô. 


Segundo Macô, sua referência inicial foi o movimento mangue beat e, conforme se embrenhava pelo mundo da discotecagem, ia adicionando outros ritmos de interesse em busca de uma estética híbrida entre o já citado mangue beat, pop tradicional e a música eletrônica. O Rebucetê e o Trio do Amor adoramos, como qualquer um, a profusão de artistas que têm feito shows em Vitória da Conquista; contudo, o que mais sentimos falta é de noites e lugares para cair na pista, lugares e eventos em que o único objetivo seja dançar. Por isso, o set de DJ Macô foi uma surpresa gostosa, pois iniciamos o feriado passado rebolando e “ralando-a-tcheca-no-chão” ao bom som de ritmos não usuais nas noites da cidade, como salsa, samba-rock e o próprio mangue beat


Na mesma vibe do Baile Tropidélico, na última sexta-feira (15), a anfitriã da noite no Viela foi Renas Barreto, com seu projeto Vitrolada Cultural. No projeto que se iniciou no Bar Xamparia (confira aqui a 1ª Ronda Rebucetê no primeiríssimo Vitrolada), Renas faz uma gostosa seleção de clássicos da MPB que, segundo ela, podem e devem ser dançados. E como foram! Na sexta, Renas embalou a galera com nomes que vinham de Lenine e iam até Tim Maia. O Trio do Amor d’O Rebucetê, desfalcado da Kaoos**, não teve outra opção a não ser cair na pista amigável do Viela, onde aconteceram coisas que são melhores nem recapitular hein!

A Fulô está de volta

E a surpresa da semana passada foi o retorno da banda de xote mais querida da cidade, Fulô de Cangaço, no Arraiá do Samurai (ocorrido dia 13, no Viela). Em Entrevista para a Ronda, a frontwoman Narjara Paiva declarou que a banda já vem ensaiando há algum tempo para esquentar não só o São João como o inverno na cidade.

O Mico no Eva Nave

Antes de mais nada, deixo aqui claro que O Rebucetê adorou estar no Eva Nave e presenciar as performances de dois nomes importantes da música baiana atual, em especial Magary Lord que nos recebeu para uma entrevista adorável. Reitero, inclusive a abertura e respeito do Massicas para com os órgãos de imprensa em seus eventos. Agora vamos aos pingos nos is:

Ansioso não é a melhor palavra, mas eu estava particularmente curioso para estar no Eva Nave. Nunca havia ido a uma típica festa de camisa, nem as mais acessíveis como as chopadas de Medicina por aí afora; portanto, as expectativas para esta eram moderadas, mas contundente. Na minha imaginação preconceituosa, festas de camisa eram lugares em que os playbas e as patys aproveitavam para encherem a cara e enfiarem os dois pés em todas as jacas possíveis. E ela estava certa! Tinha gente bêbada por todo o Eva Nave, desde a pista onde a cerveja era paga ao camarote, onde ela era free. E, quer saber? Aquilo era maravilhoso! Os homens e mulheres eram todos muito gatos e desejáveis (especialmente no camarote) e o teor alcoólico geral da nação liberava para que todos fossem bem mais amigáveis e divertidos. Apesar de não preferir, uma coisa não se pode negar em relação ao Axé: o ritmo é contagiante e, se você se predispuser, ele te pega e te leva pra lugares agradáveis.

Foto: Rafael Flores
O show de Magary Lord foi adorável, apesar das falhas técnicas ocorridas que interromperam o artista e sua banda por mais de cinco minutos; o palco se apagou e o público, sem problemas, caminhou para os bares, fazendo o que realmente importava: encher a cara. Passado o hiato técnico e após o retorno de Magary Lord para finalizar seu show, nós (estavam comigo as também rebuceteiras Ana Paula Marques e Luiza Audaz) partimos para o backstage a fim de entrevistá-lo. Sem contratempos, fizemos uma adorável entrevista com o artista que, como de costume, adorou e fez piadinha com o nome d’O Rebucetê. Com isso estávamos nas nuvens, imaginando que tudo estaria sossegado para a entrevista com Saulo Fernandes, vocalista da banda-estrela da noite, a Banda Eva. Só que há uma força muito tensa e sinistra em festa de camisas que nós, em nossas inocências de focas, não contávamos como empecilho do trabalho jornalístico: a tietagem.

Foto: Rafael Flores
Se sua entrevista com uma banda tão popular como a Eva está marcada apenas para após o show, certifique-se a hora exata do término do show porque seguranças e produção só estão interessados em afastar a horda de fãs fazendo escândalo para ver o ídolo. Por conta dez minutos de atraso entre o fim do show e nosso deslocamento à entrada do backstage, fomos impedidos de entrar para fazer nosso trabalho, mesmo que faltasse apenas que esfregássemos nossas credenciais nos narizes de todo mundo – o que obviamente não fizemos, pois somos finos e educados. Mas após meia hora, debaixo de chuva, tentando argumentar com os seguranças de que estávamos ali trabalhando e levando pisão de tiete bêbada, toda a leveza da Banda Eva foi pras cucuias, jogamos para o alto e desistimos de nossa entrevista com Saulo. No fim das contas, entre o bloco dos camisados do Eva Nave e a "turma do síndico Tim Maia", a Ronda Rebucetê está a todo fogo pela noite conquistense que muitas vezes pode te broxar imensamente, como também pode te surpreender madrugada adentro até o amanhecer.

Em breve mais vídeos da Ronda, contendo entrevistas com Magary Lord, Narjara Paiva e outros momentos das noites rebuceteiras. E se nessa loucura, vocês se deparar conosco, não hesite em dar sua rebucetada com a Ronda!

*aka = also known as = também conhecido como

**Trio do Amor do Rebucetê: Lucas Oliveira Dantas, Mariana Kaoos e Luiza Audaz

0 comentários:

Postar um comentário