sábado, 21 de julho de 2012

VMB 2012 o que tem, o que não tem e o que vai ter

por Maria Eduarda Carvalho

A MTV anunciou ontem (sexta-feira) as categorias e os indicados da premiação Video Music Brasil, VMB, no ano de 2012. 
Lirinha nossa aposta para colírio MTV, ops.
Os principais artistas que se destacaram na cena musical desse ano disputam prêmios de artista do ano, melhor artista feminino, melhor artista masculino, melhor disco, melhor música, melhor banda, revelação, clipe do ano, melhor capa, hit do ano, artista internacional e aposta mtv.

Nesta edição a votação passa por público e júri até que sejam escolhidos os vencedores. Os fãs têm um pouco mais de um mês para escolher seus artistas favoritos e os destaques são selecionados para votação do grupo de jurados especializados. A medida é interessante para contar com a interação do telespectador sem que os fã clubes distribuam os prêmios às bandas adolescentes que amam todos vocês!


Rapper Emicida segue se destacando:
esse ano está indicado em 5 categorias.
As categorias Hit do Ano e Artista Internacional são uma exceção a regra ficando sob a responsabilidade integral do público que podem votar no Restart ou no Emicida (além das outras opções, claro), disputa interessante entre a grande mídia e o do it yourself do meio.

Já a categoria Aposta MTV vem sendo escolhida aos poucos. Até o VMB, a MTV seleciona duas novas bandas por mês pra serem votadas pelo público. Os escolhidos formam o time de onde sai o vencedor final. Por enquanto já foram selecionados a banda Terno que desbancou a fofura do Cícero e o RAPadura Xique Chico que ganhou do Mc Rael da Rima. Nesse mês os indicados são Clarice Falcão e Lemoskine, com vantagem para a moça.

Marisa Monte, ícone da MPB, também
recebeu 5 indicações na premiação.
No geral os indicados representam bem a salada mista que foi a cena musical em 2012. De Arnaldo Antunes, aos cuiabanos da Vanguart que por ventura do destino lideram o ranking com 6 indicações na premiação, passando também pelo rap dos destaques de 2011 Criolo e Emicida que abriram espaço mais nomes do estilo como Projota e Lurdez da Luz.

O ano de 2012 é marcado com a presença de grandes nomes mais que consagrados na MPB, como Gal Costa que ressurgiu gloriosa com o álbum Recanto produzido por Caetano Veloso e Marisa Monte que anda circulando bastante, apresentando seu novo disco O que você quer saber de verdade, que trouxe a surpresa de um clipe com Anderson Silva, queridinho da UFC, nova paixão nacional. Destaque também para a rainha Rita Lee, que faz rock até no twitter.

A Beyoncé do Pará Gaby Amarantos,
uma das indicações a artista do ano.
Os ventos também são bons para Gaby Amarantos. A musa paraense conquistou os holofotes em 2011, mas só com o lançamento de Treme, primeiro álbum da cantora, assumiu definitivamente o posto de ícone da novíssima música popular brasileira. E falando em ritmos nórticos, os queridos da Banda Uó deixaram uma lacuna na programação, a falta de um lançamento para emplacar o trio nas categorias deixou aquele gostinho de quero irreverência que as indicações chulas do Bonde do Rolê definitivamente não suprem.

Se a coisa tá boa para o Pará, a Bahia também quase não tem do que se queixar. Sem mencionar Gal, o rock da Vivendo do Ócio, banda Cascadura e da Pitty - com o projeto Agridoce - também figuram as indicações, pouco, mas um bom impulso para as bandas da cena como a Maglore que já deveria pelo menos estar figurando entre as apostas.

Abrindo para o Nordeste (e fechando em Pernambuco) os destaques da vez são Karina Buhr que não é nada de novo para quem acompanha o Na Brasa, programa do também pernambucano China, e Lirinha um nome de muita qualidade mas pouca interação com a atmosfera do prêmio. Levanta a mão quem sentiu a falta do Siba e acha que deveria ser criada uma categoria só para ele, para que os fãs escolhessem entre o show, o documentário e seu novo álbum como uma das razões para o pernambucano levar a estatueta.

A espera até Outubro é longa, mas por um lado é um bom sinal. Há tempo de sobra para emplacar seus artistas favoritos. E se você ainda não sabe em quem votar aqui vai uma série de dicas rebuceteiras:

Artista do ano: Gaby Amarantos.
Não tem pra onde correr, apesar da mudança esplendorosa da Mallu, da supresa da Gal e tantas outras boas indicações, o ano foi mesmo do brega paraense.

Melhor artista feminino: Karina Buhr
Pelo manifesto sexo ágil, pela trajetória, pelas ilustrações, para a presidência!

Melhor artista masculino: Lirinha
Muita gente já vai votar no Criolo, então vamos por favor emplacar o Lirinha e deixar que o júri resolva a pendenga.

Melhor disco: Pitanga - Mallu Magalhães
Mallu dessa vez fez um ótimo trabalho.

Melhor música: Reza - Rita Lee
Tia Rita é rainha! PS: sacanagem terem colocado a música menos charmosa do Lirinha nessa categoria.

Melhor banda: Cachorro Grande
É rock'n roooooll

Revelação: Projota
É nóis, Projota.

Clipe do ano: Passione - Junio Barreto
Passione com Mariana Ximenes.

Melhor capa: O Deus que Devasta Também Cura - Lucas Santtana
Que também deveria figurar entre os melhores clipes com a parceria com o incrível Daniel Lisboa.

Hit do ano: O Teatro Mágico - Nosso Pequeno Castelo
Por pura falta de opção.

Artista internacional: Lana Del Rey
Na categoria menos pior.

Vote no site do VMB.

1 comentários:

  1. senti falta no texto da banda q vai ser a grande campeã da premiação: Cone Crew Diretoria

    ResponderExcluir