terça-feira, 3 de julho de 2012

O Rebucetê na Estrada: Festival de Inverno de Garanhuns

Por Ana Paula Marques


Parque Euclides Dourado - FIG 2011
Foto: Ana Paula Marques
“Localizada em uma região montanhosa, na superfície de um planalto, possui clima ameno no verão, temperaturas baixas no inverno e é apelidada de 'Suíça', 'Cidade das Flores' ou 'Cidade da Garoa'". Provavelmente você já deve ter escutado insistentemente essas características. Mas não estou me referindo a Vitória da Conquista:  são sete colinas, o planalto é o da Borborema e a Suíça é a pernambucana. Falo de Garanhuns, cidade do agreste pernambucano, terra natal do ex-presidente Lula, recanto de Augusto Calheiros e do Festival de Inverno de Garanhuns, que está em sua vigésima segunda edição.

Palco da Cultura Popular - FIG 2011
Foto: Ana Paula Marques
O Festival de Inverno de Garanhuns (FIG) é um polo de ações de diferentes manifestações artísticas, projetos e iniciativas de incentivo à formação cultural. A cidade recebe a cada ano mais de 300 atrações musicais de alcance nacional, sem deixar de garantir espaço às atrações regionais, aliando diversidade à qualidade e valorização da cultura local. Tudo isso de graça e acessível a todas as pessoas. Em todo mês de julho, Garanhuns recebe turistas de várias partes do Brasil, que saem de lá encantados com a organização e beleza do lugar. O frio é uma característica a parte: a garoa que cai sem cessar não desanima o público que lota as praças e parques onde estão espalhados os vários pontos do festival. Desde a Igreja Matriz até as comunidades quilombolas, nada fica de fora. Caminhões levam arte aos bairros, intervenções acontecem a todo momento no centro. São mais de cinco palcos, incluindo o palco principal, localizado na Esplanada Guadalajara. A cidade respira cultura.

Esse ano o FIG acontece entre os dias 12 e 21 de julho e homenageia o centenário do “Pernambucano do século” Luiz Gonzaga com uma noite de abertura dedicada a ele, com a presença da Família Gonzaga, Dominguinhos e Elba Ramalho. Haverá também a exposição Lua Gonzaga, sobre sua vida e obra, que será montada em pavilhão próprio. Atrações de todos os gostos e estilos marcarão presença. No palco principal, importantes nomes da música popular brasileira como Milton Nascimento, Jorge Ben Jor, Alcione, Zizi Possi, Reginaldo Rossi, Renato Teixeira, Xangai e Erasmo Carlos estão confirmados. Ainda sobra bastante espaço para os novos nomes como Lira, Siba, Mombojó, Marcelo Jeneci, China, Roberta Sá, entre outros. No Palco Pop, mais gente nova: Tiê, Curumin, Anelis Assumpção, Felipe Cordeiro, Lucas Santtana, Tibério Azul, Silvério Pessoa e Cérebro Eletrônico. A programação completa você pode conferir aqui.



Catedral de Santo Antônio - FIG 2011
Foto: Ana Paula Marques
O Festival integra o circuito do Festival Pernambuco Nação Cultural e é realizado pelo Governo do Estado de Pernambuco, através da Secretaria de Cultura e da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), em parceria com a Prefeitura de Garanhuns. Nessa edição, o evento pauta sua realização nos conceitos de sustentabilidade, empreendedorismo e acessibilidade, posicionando a cidade entre as questões debatidas atualmente em todo o mundo.

Palco Guadalajara - FIG 2011
Foto: Divulgação
O Rebucetê como um bom blog de jornalismo cultural não podia ficar de fora dessa né? Eu e Rafael Flores estaremos partindo para o solo pernambucano, com casacos e equipamentos na mochila, a fim de trazer para os rebuceteiros de plantão alguns momentos e experiências do Festival, que nesse ano coincidirá com o Encontro Nacional de Estudantes de Comunicação (Enecom). Na próxima semana estaremos enviando todas as novidades através do twitter, da nossa página no Facebook e aqui no blog. Aguardem e confiram.

0 comentários:

Postar um comentário