sábado, 7 de julho de 2012

Pelos cinco mil alto falantes...

...aponta para os chapadões, meu nariz...
                                                                                               
Mariana Kaoos

Foto: Blog Rota 777
Alô, alô, rebuceteiros de todo o Brasil: as malas já estão prontas? E os ânimos, os sorrisos, as palavras de ordem? Pois é, o Encontro Nacional dos Estudantes de Comunicação Social, que esse ano acontecerá no Distrito Federal, na Universidade de Brasília, se aproxima a cada dia. Os burburinhos sobre o que a comissão organizadora do evento vem preparando já rolam à solta. A mobilização para o ato público, marcado para o dia 19 de julho e que tem como bandeira de luta a democratização da comunicação, cresce a todo instante. Nas redes sociais já é possível observar as pessoas comentando sobre os debates programados e, é lógico, sobre as festas de todas as noites (esse ano as culturais acontecerão até às 02h30min da madrugada). Quanto à saudade da moçada que esteve em Belém, finalmente, depois de um ano, se dissipará.

Mas o rebuliço não para por aí. Ao que tudo indica a comunicação no evento vai ferver, nada mais propício, já que o principal debate do Enecom 2012 será a democratização da comunicação. Estudantes de Alagoas, Sergipe e Bahia sugeriram a criação de um núcleo de comunicação, que tem como principal objetivo a necessidade de se trabalhar a produção dentro dos espaços da Executiva no sentido de repercutir as suas crenças para além das pessoas que estão participando do encontro. Para um dos coordenadores da regional Nordeste 1*, Gustavo Marinho, “A Enecos, funciona para muitos estudantes de todo o país como uma contra-escola. E isso deve se aplicar para além dos conhecimentos teóricos compartilhados em seus fóruns. Enxergamos a necessidade de apropriação dos meios de comunicação para que possamos disseminar outras vozes por eles. Vamos disseminar o que os estudantes têm a dizer durante esse funcionamento do núcleo em nosso encontro, isso é o mais importante! Produzir comunicação alternativa com mãos e mentes de todas as partes do país”.

É, parece que os encontristas estão realmente levando a sério o tema do evento e colocando a mão na massa para pensar em novas práticas de se utilizar a comunicação. E quem também vem agregando melhores ideias ao Enecom é a comissão organizadora, que criou a cobertura colaborativa, oferecendo uma sala de imprensa equipada com internet, computadores, uma câmera e gravadores, para quem estiver interessado. De acordo com uma das organizadoras, Giovana Gomes, “Aqui em Brasília tem um Coletivo chamado ‘Palavra’. Ele é totalmente colaborativo e produz eventos culturais fora do centro da cidade. Eles promovem o Palacoletiva e na sexta edição em Planaltina, na parte Norte do DF, participamos de uma central de mídia colaborativa que nos deu muitas ideias. Trabalhamos o dia inteiro e tivemos um blog muito bem construído com fotos, textos e vídeos como produto, então a partir dai, pensamos em realizar a mesma coisa dentro do encontro”.

Paralelo ao núcleo de comunicação, idealizado por Gustavo Marinho e companheiros, nós, integrantes d'O Rebucetê, não poderíamos ficar de fora. Com um olhar mais culturalista acerca da realidade que nos cerca, traçamos um projeto de cobertura de todo o evento, além de já contar com colaboradores de todo o país (para se inscrever é só clicar aqui). A caloura e carioca Gabriela Luna, que irá colaborar conosco, está indo pela primeira vez a um encontro estudantil de comunicação. Ela explica que se comprometeu com “colegas de outras universidades do Rio de Janeiro que não estão participando do Enecom, calouros e não calouros da Universidade Federal Fluminense e alguns vestibulandos indecisos com relação à comunicação, em compartilhar informações no facebook sobre o que esta acontecendo no encontro, no trajeto Rio x Brasília, além de fazer uma "matéria" para o blog criado pelos calouros de jornalismo”. Gabriela acrescenta que não acredita na seriedade e comprometimento do jornalismo feito no Brasil e que não tem uma opinião formada sobre como seria essa comunicação plural e comprometida com a verdade. “É isso que busco em encontros como o Enecom, nos quais temos a oportunidade de discutir abertamente sobre esses tópicos que acabam não sendo abordados com tanta ênfase dentro das salas de aula”.

E aí, se animou? Então, fique ligado pra saber o que vai rolar por lá. O encontro ocorrerá entre os dias 13 a 20 de julho. Quem não for vai ficar moscando...

*A Executiva Nacional dos Estudantes de Comunicação Social se divide em regionais, que compõem estados próximos, para que o diálogo e trabalho de atuação nas escolas sejam melhores.

0 comentários:

Postar um comentário