domingo, 29 de julho de 2012

Os melhores clipes dos últimos tempos da última semana - Parte II


Por Maria Eduarda Carvalho e Rafael Flores

Fotos: Divulgação
Os lançamentos de videoclipes  brasileiros em Julho foram tantos que precisamos repartir as novidades em duas partes.  Na primeira mostramos as produções audiovisuais de nomes como Agridoce, Criolo, Felipe Cordeiro e Mallu Magalhães, se não viu confira aqui a primeira remessa de lançamentos. Se já viu, só rolar a página e aproveitar, pois tem coisa nova da Vivendo do Ócio, dos Racionais MC's e muito mais. 


Parte II

Vivendo do Ócio - Nostalgia

Para os baianos da Vivendo do ócio cada momento é uma chance para boas imagens e novos clipes. A banda é impecável na qualidade de suas imagens e apesar do pouco tempo de carreira chegaram a um nível profissional quase incomparável aos demais artistas da cena alternativa.

Nostalgia, faixa escolhida da vez concorre ao prêmio VMB de melhor música e além disso é um ótimo quadro para representar a atual vibe dos caras. O clipe dirigido por Ricardo Spencer foi gravado na Baía de Todos os Santos, não poderia ser mais coerente com a letra da música e com o bônus da atmosfera de superprodução que todos os clipes da banda tem.



Lurdez da Luz - Levante

Lurdes da Luz inaugura junto com o clipe uma nova fase, inovando mesmo após 12 anos de carreira. O clipe de “Levante” continua com a extrema sensibilidade feminina, marca registrada da cantora, mas inova nas batidas. Difícil não dançar, mesmo enquanto se escreve uma crítica a respeito.

Figurino e iluminação impecáveis e direção de Ricardo Fernandes, Levante é o exemplo de uma produção simples e de muito bom gosto que acertou na dose de sensualidade.



Racionais MC’s - Mil Faces de Um Homem Leal

Desde 2002 sem gravar um álbum de inéditas, os gurus do rap nacional voltam a metralhar posicionamentos políticos em “Mil Faces de Um Homem Leal”. A música, que estará no próximo disco do grupo, foi composta por Mano Brown para o documentário “Marighela”. O filme, que retrata a história do guerrilheiro baiano Carlos Marighela, é dirigido por Isa Ferraz, sua sobrinha, e estreia no circuito comercial brasileiro no dia 10 de agosto.

O clipe retrata alguns momentos importantes da vida revoucionária de Marighela, como a ocupação da Rádio Nacional para a leitura de um manifesto em 1969 e a sua trágica morte no mesmo ano. A produção repercuitiu na internet mesmo antes de ser lançada, por conta do vazamento de fotos dos racionais empunhando armas de fogo na ocupação do Edifício Mauá, centro de São Paulo, onde o clipe foi gravado. Ainda são mostradas imagens mais contemporâneas de manifestações e movimentos sociais no Brasil, mostrando que as realidades já postas em público por Marighela na década de 60 mudaram pouco. A direção do clipe ficou nas mãos de Daniel Grispum. 


  
Tulipa Ruiz - É

Antes do lançamento do seu segundo álbum hoje, 30 de julho,  a santista Tulipa Ruiz liberou algumas amostrinhas para o público. “É”, “Dois Cafés” e “Ok” foram as primeiras do “Tudo Tanto” a chegarem aos hd’s dos ouvintes. Além de Lulu Santos, presente em “Dois Cafés”, o álbum contará com as participações de nomes como o rapper Criolo e o produtor Kassin.

Na semana passada foi lançado o clipe de “É”, dirigido por Azul Serra da Pineal Production. Tulipa, sempre no centro do quadro, aparecem em vários pontos da cidade de Londres, passando por pontos turísticos com a Tower Bridge e Picadilly Circus, ruas como a Nothing Hill e algumas locações no metrô. As imagens da cantora, um pouco aceleradas,  são intercaladas com cenas de casais em movimento mais sutis.



Banda Uó - Faz Uó

A irreverente Banda Uó se inspirou nos clipes de Gang do Michael Jackson para a produção de “Faz Uó”, sua nova música de trabalho. Seguindo o exemplo dos grandes hits do axé (e das boyband da década de 80, a banda apostou na velha e boa coreografia como atrativo e se pegar a próxima moda da estação será fazer uó.

A música cumpre a função funcionar como prévia do que será o primeiro disco cheio da turma. Pelo clima, o que dá para esperar é realmente mais interação com o pop oitentista e a presença mais marcante de sintetizadores. O eletrobrega, carro-chefe do ep ficou um pouco de lado e a aposta da vez é brincar com outros estilos, mas sempre com aquela pitada de deboche.



Autoramas - Verdugo + Abstrai

A melhor banda de rock com um vocalista de topete, Autoramas, lançou nada menos que dois clipes. O primeiro lançamento “Verdugo” tem letra em espanhol e refrão fácil de repetir. Sustentando o clima latino, as cenas foram gravadas em Buenos Aires e mostram uma traminha de perseguição estrelada pelo próprio trio que compõe a banda. A direção é de Sebastian Berta que já produziu alguns filmes sobre... Zumbis - o que justifica muito do clima de ‘produção tipo B’ que tem o videoclipe.



A segunda música escolhida, Abstrai, é uma das melhores faixas do álbum “Música Crocante”, aquele produzido graças a contribuição dos fãs no crowdfunding. Com uma pegada retrô espacial, a sensação é quase a mesma de estar num show dos caras, é como se teletransportar para outro mundo, afinal este, está sendo invadido por guitarras voadoras. Autoramas é realmente uma banda de outro mundo que permanece com uma vitalidade incrível fazendo o melhor do rock’n roll.

0 comentários:

Postar um comentário