quinta-feira, 26 de julho de 2012

Os melhores clipes dos últimos tempos da última semana - Parte I

Por Ana Paula Marques, Maria Eduarda Carvalho e Rafael Flores

Fotos: Divulgação
Não tem jeito, o segundo semestre é mesmo um prato cheio para fãs e mídia especializada em música. O período é propício para lançamentos e os produtos, resultados de grandes projetos e planejamentos em cima de álbuns e músicas de trabalho, começam a aparecer. Julho apesar de ser só o início desse ciclo não tem sido diferente. O mês foi riquíssimo para os lançamentos audiovisuais, videoclipes, documentários e até registros de turnê que já começaram a despontar por aí, tanta coisa que fica difícil recordar tudo. Trabalhando com a memória disponível e uma leve pesquisada no google selecionamos algumas das principais novidades do mês e dividimos em duas partes.

Parte I 

Criolo - Mariô 

O rapper Criolo veio com novidades, no plural, para a alegria dos fãs. Durante sua turnê pela Europa o artista disponibilizou na internet vídeos diários sobre sua rotina, uma forma de integrar os fãs brasileiros na experiência internacional.




Como se não bastasse os doze episódios de “Nó na Orelha” International Tour, Klebinho ainda surprendeu a todos com o clipe de Mariô. Uma produção cheia de efeitos especiais resultado do trabalho de uma grande equipe de produção com a direção Del Reginato. Mariô traz um Criolo ator, coisa que tem sido recorrente em seus vídeos que sempre mergulham nas narrativas das canções, mesmo as mais subjetivas, como o recém lançamento.



Mallu - Sambinha Bom

O Sambinha Bom e meio torto da carioca Mallu Magalhães foi a canção escolhida para ganhar cores e imagens. Simples e harmônico, a produção é do coletivo The Wolfpack! e Rodrigo Pasavento e Zico Farina assinam a direção. 

Abusando de uma atmosfera intimista e explorando dois quadros com diferentes climas o clipe passa a mensagem central da música, distância, saudade e as delícias do regresso. A canção do terceiro disco da cantora, Pitanga reafirma a mudança estética que seu trabalho vem apresentando e, é claro, uma notória melhora na qualidade e melhor aproveitamento do potencial artístico de Mallu.

Infelizmente em seus primeiros dias de lançamento, o clipe não teve a repercussão esperada. Apesar de impecável e muito bem construído, a aliança na mão esquerda que a cantora ostentava acabou por chamar mais atenção que o vídeo em si e os rumores de um suposto casamento se espalharam rapidamente. A notícia era falsa, Mallu não montou no Camelo definitivamente ainda, mas o videoclipe continua com todos os méritos.



Marcelo Jeneci - Pra Sonhar

Depois de Móveis Coloniais de Acaju e China, foi a vez do romântico Marcelo Jeneci lançar o seu produto audiovisual feito de forma colaborativa. Muitos casais estavam recorrendo à música Pra Sonhar para embalar a trilha sonora de suas cerimônias de casamento, então surgiu a ideia de juntar essas histórias em um só lugar. O clipe foi produzido pela agência de conteúdo Recheio em parceria  com a Pessoa Produtora a partir da coleta de imagens de casamentos reais enviadas por diversos casais do Brasil inteiro. Dentre os casamentos mostrados há uma diversidade de perfis, por exemplo mostrando a união de homossexuais e de um cadeirante.



Felipe Cordeiro - Legal e Ilegal

Felipe Cordeiro, que vem na comissão de frente da atual cena paraense, junto com nomes como Gaby Amarantos e Pio Lobato, agradou a crítica e remexeu os esqueletos dos ouvintes com o seu álbum Kitsch Pop Cult, lançado em março deste ano. A primeira música do trabalho a virar clipe foi “Legal e Ilegal”, que de forma divertida conta a relação entre os gêneros musicais e seus hábitos de consumo. O plano simula um plano sequência giratório sem cortes, nos quais os personagens e músicos aparecem à frente de tecidos bastante coloridos e estampados, dando um clima latino muito forte a coisa toda. 

André Abujamra, um dos produtores do disco de Felipe, faz uma ponta especial mas quase deixada passar pelos olhos mais desatentos. Ele é a figura que acompanha a canção dentro da tevê em preto e branco. Já a produção do clipe ficou nas mãos da Greenvision, também responsável por “Xirley” da Gaby, foi dirigido por Brunno Regis e Carolin Matos e faz parte do projeto Conexão Música & Imagem, patrocinado pelo Conexão Vivo.




Lirinha - Nada a Fazer

Em viagem pelo interior de Pernambuco Lirinha aproveitou para ter mais do que momentos felizes.  Ele e sua namorada Priscila Melo aproveitaram o cenário e registraram o passeio no que posteriormente virou um videoclipe. Nada a Fazer é uma das faixas de Lira, primeiro álbum solo do cantor e conta com a participação de quase toda a família, os pais, Lizete e José Paes de Lira, da filha Elvira e de Priscila.

Não é a primeira vez que as relações pessoais do cantor se misturam a sua música para dar imagem às mesmas. No clipe de Na Veia, dirigido por sua ex namorada e atual empreguete Leandra Leal também intercala paisagens e fotos de família com o bônus de imagens gravadas em show.

Voltando ao presente. Os planos de Lirinha para seu álbum são os melhores. O cantor pretende gravar um clipe para cada faixa de seu disco. Depois de Nada a Fazer, a música Valete é a próxima da fila e também já tem um clipe que inclusive integra a programação da MTV, mas ainda não tem um link disponível na internet. Dirigido por Lírio Ferreira, autor de “O Homem que Engarrafava Nuvens” a produção não deixou escapar as presenças de Otto e Ângela Rorô que cantam a faixa.

E por falar em Ângela agradeçam a ela pelo making off da produção disponibilizado no seu canal no youtube.


Tiê - Você não Vale Nada

Em seu novo álbum, A Coruja e o Coração Tiê se mostra uma artista com trabalho mais consolidado e super a vontade dentro da sua proposta, mas sem deixar de inovar. Uma dessas inovações foi a versão de “Você Não Vale Nada” da banda Calcinha Preta, música famosa por ser trilha de novela.

Diferente da vulgaridade da personagem Norminha, rodando sua chave e dando corno no marido, nos olhos da Tiê a traição é muito mais teatral e sutil.  Dirigido pela fabulosa Vera Egito, Dudu Bertolini brinca de galanteador e arrasa corações apaixonados enquanto a Tiê assume o palco e as castanholas. 



Agridoce - 130 anos

Em meio a uma paisagem bucólica, Pitty e Martin imergiram na estrada, no interior de São Paulo, para gravar o clipe da música “130 Anos”, que integra o primeiro álbum do projeto paralelo da dupla, o Agridoce. Algumas cenas do clipe, dirigido por Ricardo Spencer, exploram a técnica denominada cinemagraph, além de uma fotografia vintage.


0 comentários:

Postar um comentário