sábado, 19 de novembro de 2011

Relação dos conquistenses com o Rio Verruga é tema de vídeo documentário

Coleta no Poço Escuro para análise da qualidade da água do
rio, próximo à nascente. Foto: Lucas Dantas
Por Ana Paula Marques
         
Aconteceu entre os dias 16 e 18 de Novembro, o I Simpósio de Sustentabilidade e Responsabilidade Social na Comunicação, ministrado pela editora e integrante do Núcleo de Cinema do Grupo Nós do Morro, Ana Cláudia Okuti, e  pela produtora do programa Globo Ecologia, Lita Ribeiro.      
       
Além do Simpósio, uma oficina de produção e edição de vídeos motivou os alunos do curso de Comunicação Social da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia a produzir um pequeno documentário sobre o Rio Verruga, rio que nasce em Vitória da Conquista, na Reserva do Poço Escuro, e deságua no município vizinho Itambé. A relação dos conquistenses com o rio foi o foco da produção que é uma alternativa de unir informação e educação ambiental em Vitória da Conquista.
Ana Cláudia Okuti, Lita Ribeiro e participantes da oficina.

Em três dias de trabalhos, os alunos participaram desde a construção do roteiro até a gravação e pré-edição das imagens. A Reserva do Poço Escuro, o bairro Santa Marta e a Praça Tancredo Neves foram alguns dos locais escolhidos para apontarem a atual situação do rio e como o poder público e a sociedade está se comportando diante dos processos de degradação. Projetos como o Reflorestamento Participativo do Rio Verruga também ganharam destaque no vídeo. O resultado final será encaminhado para exibição nos canais Futura e Tv Brasil.

0 comentários:

Postar um comentário