sábado, 22 de outubro de 2011

Bandas Conquistenses fazem “esquenta” do Festival Suíça Bahiana

Por Ana Paula Marques, Bianca Brito,  Murillo Nonato e Rafael Flores

Nem, vocal da banda punk Cama de Jornal
“O povo é besta. O povo é idiota. O povo tem que se foder!” Calma, leitor. Não estamos falando de você. Essa frase é um trecho da letra da música “Os Políticos” do Cama de Jornal, uma das bandas que sacudiu o Viela Sebo Café ontem à noite (20/10). Apesar do frio de trincar os dentes que fazia na cidade, os conquistenses não desanimaram: provaram que não eram idiotas nem nada e foram curtir o “esquenta” do Festival Suíça Bahiana (FSB), que acontecerá nos dias 28,29, 30 desse mês no Clube D´Waler. O Ensaio contou ainda com a apresentação das bandas Randômicos, Distintivo Blue, Ladrões de Vinil, Garboso e os Os Barcos.

A banda Randômicos abriu a noite. Começou a se apresentar, enquanto o público, aos poucos, chegava na casa e nem por isso deixaram de fazer um show animado. Os meninos apresentaram três das suas músicas autorais, que certamente farão parte do seu setlist no Festival. Cama de Jornal foi a segunda banda a se apresentar e foi o ponto alto da noite. Encontrando o Viela já cheio, subiram ao palco mostrando para o que vieram.”Pode falar 'caralho' aqui, hein? Pode falar 'caralho'?”, brincava o vocal. Por ser uma velha conhecida dos roqueiros de Conquista,o público gritava e cantava todo o repertório da banda, que completou 10 anos de estrada esse ano. Nem, vocalista da banda, ressalta a importância do festival trabalhar com os temas Música, Sustentabilidade e Pensamento. Para ele, o indivíduo tem que ter a consciência do seu papel na sociedade em relação ao consumismo exacerbado e destaca que a participação da música no despertar dessa conscientização é essencial.

Distintivo Blue
Os integrantes do Distintivo Blue subiram ao palco com suas guitarras, chapéus, gaita e instrumentos de sopro, no melhor estilo do blues conquistense. O repertório, que contou com a música “Você roubou o meu pen drive”, entre outras canções autorais, movimentou a noite. O blues, gênero oriundo dos escravos norte-americanos , cantado em bom português conquistense agrada um bom público aqui na nossa "Suiça baiana".

Como não poderia ser diferente, os integrantes da Ladrões de Vinil, entraram esbanjando animação, e claro, com os uniformes listrados, típicos da banda. “Buenas Noches, somos a Ladrões de Vinil!” e dá-lhe rock'n'roll dançante. Cheios de gracinhas e espírito, a banda promete novidades para a apresentação no FSB. “As novidades vão ser brutas! A primeira novidade é estrutural (novo componente) e o repertório vai trazer músicas nossas e algumas surpresas, brincadeiras e coreografias novas, só não pode contar o nome do coreógrafo para não queimar o filme dele.” - adiantou Lôro, vocal da banda, entre risos.

Pablo Bahia, vocalista da banda Garboso
Os meninos da Garboso, que vão abrir o Festival, fizeram bastante barulho, abusaram dos sintetizadores, dos choros da guitarra e dos vocais guturais. Fizeram um show insano (com direito a cofrinho do vocalista!) Eles apresentaram músicas do álbum “Do Que Você é Feito”, lançando em junho desse ano, com o qual fizeram uma turnê em setembro.

A última atração a entrar em cena foi a banda Os Barcos, segurando o público que estava pensando em fugir por conta do frio da quase madrugada. Embora o grupo tivesse previsto a apresentação de cinco músicas, ainda deu tempo de rolar mais duas. Dentre as canções tocadas, estavam Metamorfose e Reverberar, que ganharam coro do público. O show da banda no FSB promete e a expectativa é grande entre os navegadores. “É a primeira vez que a gente toca aqui com um aparato desse tamanho. São muitas bandas boas que a gente se identifica, muitas bandas daqui de Conquista que a gente abraça, mas nunca teve a oportunidade de dividir um evento. Isso vai ser excelente por que é uma oportunidade ótima. Vai ter repertório novo, música nova e velha também, né? Vamos encontrar velhos irmãos lá.” - disse Marx Eduardo, vocalista.


Além de integrarem o line up do festival, os artistas locais vão aproveitar pra ver de perto algumas bandas que admiram. Nem, vocalista da Cama de Jornal comenta que vai prestar atenção no shows da velha e cultuada Ratos de Porão, além de se interessar pelas palestras que acontecerão em uma programação alternativa, a chamada "não-grade". Camilo Oliveira, responsável pela guitarra e violão na Distintivo Blue também quer ver  as bandas do domingo, mesmo dia que sua banda se apresenta. Mas demonstra um particular empolgação para assistir a Hillbilly Rawhide de Curitiba. Apanhador Só, uma das mais esperadas pelo público, é também o alvo de Pablo Bahia, vocalista da Garboso. Ver os amigos tocando em um evento de grande porte é o mais importante pra Netto Fernandes, o baterista dos Barcos está ansioso pelos show da Maglore e das outras queridinhas do Viela.

7 comentários:

  1. opa, valeu rapaziada, pela força na divulgação não só do festival, mas tambem das bandas locais de conquista...só não me lembro de ter falado que ia prestar atenção no show do Maldita, mas agora vou procurar conhecer...eheheheheh...tá tudo de boa...e deem uma sacada no nosso site, postei trechos dessa resenha lá tambem...

    http://www.camadejornal.com.br/comentarios.htm

    valeu mais uma vez e vamo na contagem regressiva!!!
    Nem, Cama de Jornal.

    ResponderExcluir
  2. Valeu, Nem! Foi mal aê, a gente deve ter se confundido... rsrs
    De qq forma, obrigada pelo carinho!
    vamo que vamo =D

    ResponderExcluir
  3. Fala, rapaziada! Valeu pela força com a matéria. Só duas correções: A Hillbilly Rawhide é de Curitiba e a Ladrões de Vinil não estava com nenhum integrante novo, e sim um a menos, voltando à formação clássica. gostaria que, caso tenham mais fotos da gente, nos enviassem: contato@distintivoblue.com ou pelo Facebook mesmo, que é mais fácil. Grande abraço e nos vemos no Festival!

    I. Malforea (voz, etc...)

    ResponderExcluir
  4. Mal feito desfeito, pessoal da DB. Acho que a parte da Ladrões não tá errada não, falamos na matéria sobre a formação que estará no palco do festival e não da que tocou. Valeu pelo toque e abraços.

    ResponderExcluir
  5. Bacana a matéria, pessoal. Só um detalhe: a banda Hillbilly Rawhide não é de São Paulo, e sim do Paraná. Parabéns e sucesso!

    ResponderExcluir
  6. Já reparamos o erro. Obrigado, Ishtar! Um cheiro. :)

    ResponderExcluir
  7. Ah e estamos fazendo um flickr pra postar o restante das fotos, quando tiver no ar mandamos pra vcs. Abraços!

    ResponderExcluir