segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Intervenções teatrais do FSB abordam consumo e sustentabilidade

Foto: Rafael Flores
Por Bianca Brito

Diversas maneiras podem ser usadas para se falar de um determinado assunto. Que tal usar artes cênicas para falar de sustentabilidade? Pensando nisso, intervenções teatrais invadiram diversos pontos de Vitória da Conquista desde o início do mês de outubro, com a intenção de divulgar o Festival Suíça Bahiana, que acontece entre os dias 28 e 30 deste mês.

A iniciativa, executada pelo núcleo PalcoFDE do Coletivo Suíça Bahiana, além de divulgar o festival, buscou despertar a curiosidade das pessoas sobre as consequências do consumo exagerado para o meio ambiente. Paulo Anderson, ator e responsável pela concepção das performances ressalta a importância de se pensar em sustentabilidade nos dias de hoje. “A questão é de pensar na gestão dos recursos [naturais] que a gente tem, já que eles são limitados no nosso planeta, é preciso pensar como está sendo esse uso, e em formas alternativas de fazê-lo. Repensar o uso e o consumo das coisas.”

Para a montagem da performance foi realizado um processo colaborativo entre o grupo de atores que executou as intervenções. Dessa forma, o resultado foi uma espécie de museu ambulante, e a ação se deu em torno de uma estátua representante dos consumidores de “fast food”.

O centro da cidade, a feira ou o shopping. As intervenções ocorreram em lugares distintos, e consequentemente, para públicos bem diversificados. Por isso a concepção foi a de um espetáculo de rua e foi pensado para pegar a plateia de surpresa, fazendo com que as pessoas parassem para ouvir, através do choque com o inusitado. “A gente não escolheu o público. A gente tá falando do consumo e o consumo acontece num shopping, e também no Ceasa. As pessoas consomem muitas vezes tendo dinheiro ou não.” - explicou Shirley Ferreira, diretora membro do PalcoFDE.


Concepção: 
Paulo Anderson

Direção:
Shirley Ferreira

Elenco:
Ingrid Vale
Tiago Lazzari
Érica Daniela
Emerson Santana

0 comentários:

Postar um comentário