sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Música, Sustentabilidade e Pensamento: os temas-chave do Festival Suíça Baiana começaram a ser discutidos na Não Grade

Por Ana Paula Marques e Thaís Pimenta

Foto: Dorgi Barros
         A tarde começou no Viela Sebo-Café com uma palestra bastante dinâmica do Observatório Fora do Eixo. O palestrante Alcides Neto, Engenheiro Florestal e vencedor do Prêmio Jovem Embaixador Ambiental 2011, trouxe como eixo principal o tema Sustentabilidade. Alcides destacou a importância do Festival Suíça Bahiana estar abordando temas além da música. “A gente precisa pensar cada vez mais de forma multidisciplinar, não pensar isoladamente a música pela música, mas usar a arte como ponte para se falar de sustentabilidade e desenvolver o pensamento” – afirmou o engenheiro.


         Foram discutidas várias formas de trazer a sustentabilidade para o nosso dia-a-dia. Separar o lixo seco do lixo úmido, optar por produtos ecologicamente corretos e participar de campanhas, são bons exemplos. “Até nas mídias sociais dá pra participar, é possível até plantar árvores pela internet. São formas dinâmicas e interessantes, que traz a sustentabilidade para próximo, mais ou menos o que a gente tentou fazer aqui hoje, plantando essa sementinha na cabeça da galera” – reforçou Alcides
.
         O jovem engenheiro também apresentou o projeto Reflorestamento Participativo, através do qual recebeu um prêmio da ONU recentemente. Tal projeto é feito juntamente com os moradores do bairro Santa Marta, em Vitória da Conquista, onde passa o Rio Verruga. O Rio Verruga nasce em Conquista e deságua em Itambé. Ele recebe ao longo do seu percurso esgoto e poluição, prejudicando assim os moradores dessa localidade, que usam a água do rio para suas necessidades básicas. Através do projeto, estão sendo plantadas árvores ao longo da margem desse rio, processo denominado “sustentabilidade artesanal”. Isso traz a tona um dos lemas da Agenda 21, o “pensar global, agir local”. “A gente vai diminuir o impacto não só aqui no rio, pois quando a gente planta árvores, o carbono é seqüestrado, melhora o ar, enfim, isso é o pensar global do nosso projeto junto com a comunidade” – afirmou Alcides.

         A programação da tarde terminou com uma intervenção do PalcoFDE, grupo teatral vinculado a rede Fora do Eixo e ao coletivo Suíça Bahiana. O texto apresentado dialogou bastante com o que foi apresentado  pelo palestrante. O grupo já se apresentou mesmo espetáculo em vários pontos de Vitória da Conquista, intervindo em espaços públicos e alertando a população para o conceito de sustentabilidade que apresentou  com essa abordagem há algumas semanas. É só o início de uma grade recheada de coisas bacanas, fiquem atentos ao que vem  por aí!


(Confira nossa matéria sobre as intervenções teatrais
        

0 comentários:

Postar um comentário