terça-feira, 4 de setembro de 2012

Purpurina e Boás:“Gayboa” apresenta "Entre Nós, uma comédia sobre a diversidade"

Por Jéssica Lemos


Foto: Vinicius Carvalho
No mês de setembro, o Teatro Gamboa Nova apresenta uma programação especial com várias peças temáticas, exposições e uma recauchutada no visual. Por isso, o teatro foi batizado de “Gayboa” e propositalmente inserido na programação do FILTE  com o espetáculo “Entre Nós”, uma comédia sobre a diversidade, apresentado no local de 1 a 3 setembro.  E o Rebucetê não ficaria fora dessa, fomos até lá conferir essa comédia.

Nos primeiros momentos, o que chama de fato a atenção é a estética do teatro, que na sua fachada tem um arco-íris, símbolo do orgulho LGBT. Além disso, a exposição fotográfica Boneca Sai da Caixa, produzida durante a parada gay em Salvador, decorava as paredes do foyer. Porém, o mais interessante foram os banquinhos roxos, com florezinhas e borboletas pintadas de maneira bem artesanal. “O teatro tem uma particularidade especial e um pé na diversidade” afirmou o ator Igor Epifânio. Seu parceiro de palco, Anderson Dy Souza, contou que o Teatro Gamboa Nova adotou essa estética pela história, pois no local já aconteceram vários shows de Drag Queens, além de desfiles e performances de transformistas. Tudo isso reafirma a intimidade que o espaço tem com o público LGBT.

Agora tudo faz sentido! Vamos ao espetáculo e Bon Appétit, assistir “Entre Nós” é se deliciar com uma das melhores comédias. Confesso que a princípio esperava ver um espetáculo muito ruim ou talvez uma verdadeira chanchada. Mas Anderson Dy Souza e Igor Epifânio surpreenderam a todos se desdobrando em onze personagens. A trama gira em  torno de dois atores em processo de criação de uma história de amor entre dois jovens homossexuais, batizados por eles de Rodrigo e Fabinho.

E como toda história de amor, tinha que haver sofrimento. Foi assim com Romeu e Julieta, Tristão e Isolda, com casais novelísticos e por aí vai. Cumprindo o clichê, na história dos dois jovens, um vilão tenta acabar com o amor dos mocinhos. Mas dessa vez, a dificuldade do casal foi vencer os preconceitos, recalques e visões de mundo diferentes a cerca do tema diversidade sexual.

Numa pegada pop, o espetáculo tem como público-alvo os adolescentes, mas não deixa de agradar as demais faixas etárias. Uma senhora, que se sentou ao meu lado estava em prantos ao fim do espetáculo. Quem pensou que as comédias só arrancavam risos, se enganou, pois no teatro você esta diante de si mesmo.
Jessica Lemos

Formados pela Escola de teatro da UFBA, os artistas independentes, Anderson Dy Souza, soteropolitano, e Igor Epifânio, cearense, resolveram unir suas experiências na criação do espetáculo “ENTRE NÓS”, com a direção do dramaturgo João Sanches. A peça foi montada com o apoio de um edital de cultura identitária que o grupo ganhou, os atores mergulharam por um ano em pesquisas para a construção dos personagens.

*Em paralelo ao FILTE, a primeira semana da diversidade LGBT também movimenta Salvador. O evento, que teve início no último sábado (01), apresenta em sua programação seminários, palestras, cursos, voltadas para o combate a homofobia. O encerramento do evento (09) fica por conta da XI parada do orgulho gay.

0 comentários:

Postar um comentário