terça-feira, 11 de setembro de 2012

Hasta La Vista, Filte!

Por Jessica Lemos


Foto: Larissa Cunha
Depois de nove dias de puro êxtase teatral, chegamos ao fim do Festival Latino Americano de Teatro (Filte), que contou com cerca de trinta espetáculos, colóquios, workshops, oficinas, entre tantas outras atividades enriquecedoras. Tudo isso é significativo para o contexto cênico de Salvador, que passa a primeira parte do ano (janeiro a julho) com  peças comerciais caríssimas e pingados de espetáculos a preço acessível e de boa qualidade. Ou seja, no primeiro semestre do ano, o espectador de teatro tem que garimpar muito. Essa carência nos surpreende, porque a metrópole baiana sedia um dos melhores cursos de artes cênicas do país, na Universidade Federal da Bahia. Muitos justificam que as verbas dos projetos só entram no segundo semestre do ano e por isso os festivais acontecem com mais freqüência nesse período.

Foi por tudo isso que O Rebucetê quis estar presente no Filte. Já que esperamos seis meses por um festival de teatro, tínhamos que aproveitar ao máximo. No festival, conferimos espetáculos baianos riquíssimos, como “Entre Nós”, uma comédia sobre a diversidade, “O Inspetor Geral” de Ilhéus e a viajada peça “Sargento Getúlio”. Além disso, a sulista “Automáquina” encantou a todos que passavam pelas ruas do centro histórico nos dias 4 e 5. Presenciamos também espetáculos internacionais, em que destacamos “Hamlet de Los Andes”, uma adaptação da tragédia shakespeariana que, ao mesmo tempo em que deixa a platéia apreensiva, tira risos com um jeito bem boliviano de brincar com o fazer teatral.

Foto: Vinícius Carvalho
E para dizer hasta la vista Filte! O Rebucetê esteve no Teatro Martim Gonçalves, no domingo (9) para assistir a obra espanhola “Malasombra”. O espetáculo é inspirado na “História Maravilhosa de Peter Schlemihl”, uma bela historinha de contos de fadas adulta. O poeta e escritor alemão Adelbert Von Chamisso traz nas entrelinhas significados que tiram o sono de muita gente, pois no romance a sombra é assimilada pela alma ou pelo duplo de si mesmo como algo precioso e caro. A adaptação feita pelo grupo Au Ments se transformou em um espetáculo de dança e teatro visual. Os atores/ bailarinos são acompanhados por música ao vivo com uma bateria que faz toda a trilha sonora, desenrolando a história ao ritmo do rock.

Mas para quem ficou com gostinho de quero mais, no final do mês de setembro teremos o Fiac Bahia - Festival Internacional de Artes Cênicas da Bahia - entre os dias 28 de setembro e 07 de outubro, fazendo jus à sina de que os festivais bombam e enriquecem a cena cultural de Salvador a partir do mês de agosto de cada ano.

Hasta La Vista!

0 comentários:

Postar um comentário