sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Poesia depois da lida, poesia além da Lida, poesia depois do trampo


Por Jéssica Lemos

11º Sarau Pós Lida em Salvador.
Foto: Débora Melo
O Pós Lida (um recital de Poesia e alguma prosa) teve sua 11ª edição nessa quinta-feira (9) de forma comemorativa no Sebo Praia dos Livros, Porto da Barra em Salvador. Um dos pratos principais da festa, o escritor Saulo Dourado, era o aniversariante do dia.
O condutor da noite, James Martins, iniciou o sarau recitando trechos da obra “Tendas dos Milagres”, saudando Jorge Amado, que completaria os seus 100 anos na sexta- feira (10). “O objetivo do Pós Lida é realizar um evento regular, em torno da poesia. Em torno da palavra em si, poesia, prosa, ensaio” afirmou James, que é também produtor e idealizador do evento. 
Em uma época em que as pessoas estão cada vez mais ligadas à internet, o “Pós Lida” contempla esse mundo virtual, trazendo sempre uma participação online de algum artista. E essa foi a vez do cantor e compositor Lucas Santtana, que via Skype, discutiu um pouco sobre as letras de suas canções, e apresentou ainda ao publico o clip da música “Samba Cubano”.


Saulo Dourado
Foto: Débora Melo
O “recital de poesia e alguma prosa”, de fato, se tornou um “recital de prosa e alguma poesia”. Saulo Dourado iniciou sua participação com um conto que fala de sua cidade natal, Irecê. Saulo também escreve contos para crianças, no A Tardinha, suplemento do jornal A Tarde, desde fevereiro de 2010. Segundo ele, muito de sua infância está nas entrelinhas desses contos. “Sempre tem muitas histórias minhas mesmo, nos contos, histórias de amigos. E eu me acho muito mais livre escrevendo para crianças do que se fosse uma prosa comum”. E foi nessa liberdade que o escritor continuou sua apresentação com “A conversa de formigas’’, dentre os tantos outros textos que encantaram a platéia.
Para fechar a noite, o microfone foi aberto ao público que interagiu de forma muito agradável e livre, com poesias e contos próprios. O Sebo Praia dos Livros recebe o “Pós Lida”, quinzenalmente, a entrada é gratuita, e sempre tem um espaço aberto ao público no final. Para quem não pôde assistir o cantor Lucas Santtana, pode ficar despreocupado, ele estará pessoalmente aqui em Salvador, no dia 27 de agosto, na Praça Tereza Batista, no Pelourinho, os ingressos já estão à venda.

Lucas Santtana via Skype
Foto: Débora Melo
Para os curiosos, o escritor Saulo Dourado é formado em filosofia e é colunista de ficção infanto-juvenil no jornal A Tarde. Além disso, dá aulas de filosofia no Instituto Social da Bahia. Venceu vários prêmios literários e em 2011, recebeu uma bolsa de apoio á criação literária da Fundação Pedro Calmon para desenvolver um livro de contos, que está em revisão e em breve será lançado.
Esperemos pelo próximo Pos Lida, enquanto isso confiram o vídeoclip do cantor Lucas Santtana.


Confira mais fotos do 11º Pós Lida na nossa página no Facebook.

0 comentários:

Postar um comentário