terça-feira, 4 de dezembro de 2012

"Girls Generation II ~ Girls & Peace ~" - Girls' Generation

Em seu segundo álbum no Japão, Girls' Generation - a melhor girl band coreana - lançam um maravilhoso álbum de europop cantado em japonês.

Por Lucas Oliveira Dantas


Girls' Generation II ~ Girls & Peace ~
Girls' Generation
Nayutawave/Universal Records

A Hallyu, ou Onda Coreana, transformou o K-Pop em um produto de exportação. Ao serem criados, os grupos já são pensados em lançamentos e promoções além-mar, principalmente nos mercados asiáticos da Indonésia, China, Vietnã e, claro, Japão.

Geralmente, tais inserções no mercado japonês consistem (a princípio) em traduções de hits da terra natal. A depender do sucesso comercial destes, as agências passam a investir em material japonês original e até uma nova identidade para o grupo, o que muitas vezes resulta em conceitos e carreira musicais bem diferentes dos originais coreanos.

Essa nova identidade é necessária porque, apesar de cada vez mais se render à Hallyu, o gosto do público japonês é diferente. Enquanto a Coréia do Sul prefere canções radiofônicas que tendem para o lado “fofo” da força, no Japão a coisa é mais obscura, seguindo tendências da música Dance norteamericana e do Europop.

Girls & Peace

Girls’ Generation é hoje o maior grupo do pop coreano. Criado pela agência SM Entertainment, SNSD (sigla de seu nome coreano: So Nyu Shi Dae) estreou em 2007 e, além de dominar as paradas coreanas, é desde 2011 o grupo coreano que mais vendeu álbuns no Japão.

Lançado na semana passada (28 de novembro), Girls’ Generation II ~ Girls & Peace ~ [Nayutawave/Universal Music, 2012], segundo álbum japonês do grupo, estreou na segunda posição da Oricon. E seguindo a tendência de adaptação do K-Pop ao J-Pop, Girls & Peace é um álbum sonoramente mais maduro que a discografia coreana da banda.

Conectada à atual tendência coreana ao Europop, a maioria do “Girls & Peace” é de hits para pista de dança. Canções como Animal, Reflection e Paparazzi seguem todo o livro de regras de divas ocidentais como Kylie Minogue, Ke$ha e Britney Spears. Já as fantásticas I’m A Diamond e T.O.P trazem uma qualidade R&B/Urban ao Dance, lembrando os melhores momentos do álbum Hard Candy [Warner Bros, 2008] de Madonna.


A tradução do álbum fica por conta de Oh! (lançada originalmente em 2010), uma das faixas mais atemporais do grupo, sendo tão viciante em japonês quanto em coreano. O single oficial do álbum, Flower Power, tem o clima contagiante de um sábado à noite com os toques de bizarrice inerentes ao J-Pop (a harmonização vocal da faixa é um show à parte); e a faixa-título Girls & Peace atinge status de perfeição pop, com uma pegada 1980’s, bem New Wave à lá Cindy Lauper, que (como tudo japonês-coreano-enfim-asiático) estranhamente combina com o grupo.

Enquanto Girls & Peace é um álbum melhor que o debut japonês de SNSD (por não soar como uma mera tradução), ele ainda não é a obra-prima pop que o apelo e qualidade do grupo promete. A grande qualidade de Girls’ Generation é de terem seu próprio estilo e classe, mesmo quando seguem tendências; contudo, o problema de seus álbuns é a coerência entre as faixas, soando menos como uma obra completa.

Neste álbum existe uma linha coesiva, em termos de sonoridade, estilo e desempenho; porém, apesar da maturidade de performance das “nove divinas”, poucos riscos são tomados, entregando um trabalho que, mesmo excelente, poderia ser de qualquer estrela pop.

Nota: 4/5

Destaques: Flower Power, Paparazzi, I’m A Diamond, T.O.P, Girls & Peace, Reflection
Pule: Not Alone
Para: quem não resiste ao culpável prazer de ouvir e gostar de girl groups. Quem curte Pop/Dance.

1 comentários:

  1. O legal é que é um grupo que, apesar de terem 9 componentes, todas tem personalidade forte. ;)

    ResponderExcluir