sábado, 8 de dezembro de 2012

[#FSB2012] O Rebucetê Entrevista: Complexo Ragga

Só os sábios fazem a meditação. O Rebucetê está na Arena Miraflores acompanhando tudo do Festival Suíça Bahiana 2012. Já já o Complexo Ragga sobe no palco da Arena Miraflores, mas já conversamos com eles. Confira!

Por Mariana Kaoos


Foto: Divulgação

Para quem já está no clima do verão, é só chegar junto! A primeira noite do Festival Suíça Bahiana 2012 (FSB2012) está bombando e ainda tem mais.

Quem chega com tudo agora é o Complexo Ragga, grupo conquistense que vem agitando a cidade, ocupando espaços que vão desde a periferia aos grandes festivais - como o Festival da Juventude, ocorrido em maio desse ano.

No backstage da Arena Miraflores nós conversamos com eles sobre 2012 e o fim do mundo.

#boomboomclap

***

O Rebucetê: Esse ano o Complexo Ragga saiu da “música de gueto” para ocupar outros espaços da cidade, como o Festival da Juventude e aniversário da cidade. Como vocês estão se sentindo?

Complexo Ragga: A essência do gueto nunca se perde. Seja onde for, nós levamos nossa cultura do gueto. Então é muito bom a gente tá tendo esse contato com outros tipos de público, podendo levar a nossa essência mais pura.

OR: O que faz a música de gueto ser tão atraente e estar dominando toda a cidade?

CR:  A originalidade. A verdade exposta em cada verso, em cada beat que selecionamos para tocar. Na verdade, a música vai além da ideia de tocar pra boy ou pra favela, ela não tem esse limite. Nós cantamos a nossa realidade e muitas pessoas, independente de classe social acabam se identificando. Nosso propósito é a diversão sempre.

OR: 2012 foi ano de decisões políticas. Os candidatos exibiram suas propostas, inclusive no âmbito cultural. Como vocês, produtores e consumidores de cultura avaliam os investimentos culturais até agora? O que está faltando e o que pode melhorar?

CR: Acreditamos que em nível nacional e de Bahia a coisa pode melhorar muito. Vitória da Conquista vem dando vários passos à frente de outros lugares, inclusive pelas bandas que a prefeitura se propõe a trazer. Não são apenas bandas de divulgação massiva em rádio, mas com qualidade, com algo a mais.

OR: Hoje vocês tocam no Festival Suíça Bahiana e no sábado tocam à tarde, em um espaço perto da Dilly Calçados. Por que é qual a importância de descentralizar os eventos dentro de Vitória da Conquista?

CR: Tudo que a gente fala são coisas da nossa vivência, nosso cotidiano. Acreditamos que a galera se identifica com as mesmas idéias e por isso deu certo. A gente faz som onde é necessário. Levamos a nossa música independente de ser em clube, em praça ou em periferia.

OR: Em 2011, vocês estiveram aqui n Festival apenas enquanto público. Agora em vocês sobem aos palcos para mostrar um pouco do som de vocês. O que mudou para o grupo de um ano pra cá? 

CR: O trabalho da gente dando resultado. Qualidade e humildade são a base de tudo.

OR: E esse fim do mundo, vai rolar? O que o Complexo Ragga está planejando?

CR: Tacar fogo!!!

0 comentários:

Postar um comentário