segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Um olhar para o novo cinema - Sétima edição da Mostra começa hoje

CARTAZ_jpg-Mostra-Cinema.jpg (1600×850)
Por Mariana Kaoos

A Mostra Cinema Conquista- Um olhar para o novo cinema, projeto cultural itinerante que acontece em diversos bairros de Vitória da Conquista e município, chega a sua sétima edição, trazendo consigo uma lista de longas e curtas nacionais que andam transitando no circuito alternativo e tomando espaço nas salas de cinema do país. A novidade esse ano é que além das produções externas, a Mostra Cinema abrirá espaço para criações locais, como alguns curtas metragens produzidos pelos estudantes do terceiro semestre do curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Uesb.



Outra proposta para a sétima edição é a sua expansão. Além dos lugares já fixos, Centro de Cultura Camilo de Jesus Lima e Uesb, haverá também o Cine-Tenda, no bairro Kadija, o Cine-Cidadão Itinerante nos bairros Guarani, Santa Cruz, Urbis V e Urbis VI e pela primeira vez o Cine Cidadão itinerante nos distritos de José Gonçalves, Inhobim, Iguá, Bate-Pé e Pradoso. De acordo com o idealizador e coordenador da Mostra, Esmon Primo, “pode se dizer que a Mostra é cria do Janela Indiscreta, projeto existente desde 1992 no meio universitário que se confunde entre um cineclube e um projeto de extensão. Através do janela, entendemos o quanto era fundamental realizar algo em torno da cultura cinematográfica em Vitória da Conquista e hoje, com o evento chegando a sua sétima edição, temos o privilegio de poder leva-lo a lugares com um acesso mais difícil. A nossa intenção é, se possível, abarcar o maior contingente de publico, pois além do cinema ser para todos, queremos incitar esse tipo de cultura nas mais diversas pessoas”.

Seguindo dos filmes exibidos na Mostra, o participante tem a opção de frequentar as conferencias realizadas no Teatro Glauber Rocha, na Uesb, e as oficinas, disponibilizadas também na universidade. Uma das apostas para as conferencias foi o paulista Silvio Tendler, que falará sobre “Entrevista no Documentário”, além de lançar o livro “quatro baianos porretas”.  Outra palestra muito esperada é a da socióloga da arte e da cultura, Soleni Biscouto Fressato, que abordara o tema “Caipirismo: entre o conformismo e a sagacidade. Imagens recorrentes da cultura brasileira” e contará com a participação de André Mazzaropi, ator e filho do Jeca Mazzaropi. A respeito das oficinas, três grandes nomes em cinema no Brasil virão ministra-las.  O diretor de arte, cenógrafo e figurinista em cinema, dentre outros atributos, Moacyr Gramacho fica à frente da “Direção de arte para cinema”, com vinte vagas disponíveis, no horário de 14h às 19h, entre os dias oito a doze de novembro.  Outra opção é “Direção em Cinema”, também com vinte vagas, entre os dias sete a onze de novembro. O encarregado da oficina é o cineasta e jornalista Rodrigo Grota, também coordenador da Mostra Londrina de Cinema e da Mostra Marília de Cinema. Por fim, a doutora e professora da PUC-Rio, Rosália Duarte, fica encarregada da “Pedagogia do Cinema E O Espectador Como Sujeito”. A oficina que irá de dez a doze de novembro contará com 30 vagas disponíveis. Para participar é necessário preencher a ficha de inscrição que se encontra no site (www.mostracinemaconquista.com.br) e passar por um processo seletivo.

A Mostra e os estudantes

A Mostra Cinema Conquista vem alcançando notoriedade não apenas na região, mas em todo o estado. Prova disso, foi a participação de estudantes vindo de outras localidades da Bahia, como Ilhéus/ Itabuna e Cachoeira/Salvador. De acordo com Esmon, a Mostra, em parceria com a Uesb, oferece alojamento na própria universidade ao longo desses cinco dias de evento. Esse ano está programado a vinda de dois ônibus da Universidade Estadual de Santa Cruz, Uesc. Pela segunda vez consecutiva, a estudante de comunicação em rádio e tevê da Uesc, Eline Luz, vem presenciar o evento. De acordo com ela, “a Mostra de cinema é vista como um acréscimo para estudos no audiovisual e uma experiência fantástica com os produtos exibidos, despertando interesses inclusive para iniciação científica. Na área da comunicação eventos como a Mostra também nos acrescentam contatos na área, conhecendo pessoas que estão atuando nessa linha, trocando experiências e fazendo contatos com essas mesmas pessoas que atuam culturalmente em diversos estados brasileiros. Foi muito bom notar que o evento não se limitava ao público da cidade”.

Para quem é daqui, o projeto vem casar com a forte cultura cinematográfica que Vitória da Conquista possui devido a nomes como Glauber Rocha e ate mesmo Gaguinho.  Patrícia Moreira, estudante do terceiro semestre do curso de Cinema e Audiovisual da Uesb, acredita que “a Mostra tem estabelecido uma identidade cinematográfica para a cidade, ela vem permitindo com que pessoas de toda a região tenham acesso ao que é produzido não só aqui, como em todo o país. Além disso, não deixa de ser uma ótima oportunidade para nós, estudantes de cinema e audiovisual, divulgarmos nossos trabalhos, como por exemplo, o documentário que produzimos chamado Sete Palmos Abaixo do Céu e que será exibido aqui”.

O projeto que exibirá treze longas metragens nacionais, 25 curtas nacionais e doze curta metragens baianos ao longo dos cinco dias, contará na sua abertura com a produção baiana do diretor do Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia, Irdeb, Pola Ribeiro com seu longa Jardim das Folhas Secas. Além disso, a homenagem esse ano será direcionada para Guido Araújo, baiano que possui 40 anos de jornada cinematográfica além de ser cineasta e professor da Universidade Federal da Bahia. A exibição do ultimo filme todos os dias acabará impreterivelmente às 22horas, seguido pela cultural, que esse ano traz uma parceria com o Coletivo Suiça Bahiana, na área externa do Centro de Cultura.

0 comentários:

Postar um comentário