segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Banksy, o famoso artista anônimo - Mais que fazer arte de rua. Banksy subverte!


Por Murillo Nonato


Você conhece Banksy? Bem, na verdade, ninguém pode dizer que o conhece de fato. Explico: Banksy é um dos grandes mistérios da atualidade. Ele é um artista de rua anônimo que se tornou famoso na década de 90 após espalhar seus grafites pelo mundo.

Nasceu em Bristol, Inglaterra, na década de 70, e foi lá mesmo, a 190 km de Londres, que pichou os seus primeiros muros. Provavelmente não desconfiava ainda que seria um dos artistas a revolucionar a arte de rua. Hoje, suas obras, feitas de estêncil, são avaliadas em milhares de euros. Geralmente elas propõem uma reflexão sobre as mazelas sociais, o sistema vigente, as personalidades e sobre a própria arte, mas tudo com muito humor, ironia e sutilezas das quais apenas ele é capaz de criar. Pensar em Banksy é pensar em subversão. Disneylândia e os muros na faixa de gaza já foram palco de suas intervenções artísticas. Sua criatividade e coragem são o que o torna único e tão respeitado.


A partir dele, a arte de rua teve que ser repensada. Seria o grafite, arte ou vandalismo? O fato é que a popularidade e a significância de suas obras para a sociedade fizeram até mesmo a organização “KeepBritainTidy” (literalmente, “mantenha a Grã-Bretanha arrumada”) reconhecer o valor de suas pinturas dentro do país. Atualmente, pode-se dizer que o cara tem licença para pichar.

Agora, o grafiteiro e artista plástico invadiu o cinema. Ano passado dirigiu o filme Exit Through the Gift Shop, indicado a melhor documentário ao Oscar 2011. A película conta a história de Thierry Guetta (Mr. Brainwash), um francês que passa a morar em Los Angeles e lá se inicia na Street art. Dentro dele são exploradas também a história de outros artistas de rua como Shephard Fairey, Space Invader e do próprio Banksy. No entanto, é nítido que a obra tem como real intenção discutir sobre a arte de rua e, claro, aumentar o grande mistério que gira em torno do famoso artista anônimo.

Sobre o homem por trás do artista ainda se sabe pouco, o mistério que o ronda já é intrínseca à sua arte. A arte de Banksy, a lenda. Frente à contribuição social gerada através dos seus trabalhos, a identidade do artista pouco importa. O interessante é perceber que ele usa os espaços urbanos como sua tela e a partir de sua obra é incitada a reflexão crítica dos espectadores sobre os variados temas que aborda, inclusive a própria arte.





 Você pode conhecer mais sobre o trabalho tanto de Banksy quanto de outros artistas de rua acessando os endereços abaixo:

0 comentários:

Postar um comentário