domingo, 6 de novembro de 2011

Núcleo de Jornalismo e Comunicação IEED: Iniciativa incetiva os alunos a produzirem informação dentro da escola

Por Ana Paula Marques e Rafael Flores


O IEED (Instituto Educacional Euclides Dantas) é uma das mais antigas escolas públicas de Vitória da Conquista. É lá onde o Núcleo de Jornalismo e Comunicação IEED, uma espécie de tevê, dentro da escola, funciona como uma fábrica de programas feitos pelos estudantes.

O Rebucetê foi ver de perto o estúdio do núcleo, onde conhecemos os alunos do terceiro ano do ensino médio, Marcéu de Souza e Joás Santos, membros da equipe do NJC. Marcéu e Joás nos contaram que tudo começou no Núcleo de Informática da escola, em 2010, quando o professor e diretor Albano Silva Carvalho, observando a desenvoltura de alguns alunos voltada para a informática e produção artística, projetou um Núcleo de Jornalismo. Inicialmente oito alunos foram selecionados e uma sala foi designada para o núcleo. Aos poucos, cada um foi aprendendo parte de cada função e ensinando uns aos outros.


Com uma câmera simples, eles gravaram o primeiro jornal, o NIEEJ Notícias. Depois de um tempo, resolveram aperfeiçoar o projeto, que mudou de nome e passou a englobar também a informática. O Núcleo de Jornalismo já possui um ano, e hoje conta com novos membros, alguns fixos, outros não. São sete programas que envolvem cultura, música, jornalismo, tecnologia, esporte e cidadania. O próximo objetivo do projeto é instalar televisões nos espaços da escola para os programas serem exibidos durante o intervalo.

O diretor Albano, um dos maiores incentivadores do projeto, destacou a importância e as peculiaridades do ensino quando mediados pelo processo comunicativo. Segundo ele, vivemos hoje numa sociedade onde a comunicação é algo livre e a própria comunicação transcende as barreiras. “Os meios de comunicação estão aí pra dar ampla abertura, e quando a gente cai no campo do ensino e da aprendizagem, o processo comunicativo através da comunicação é muito mais libertador, muito mais independente e muito mais rico, pois abre fronteiras e espaços para diferentes vertentes de um sistema” – disse Albano.

Os programas não possuem nenhum tipo de controle por parte da direção da escola e as pautas são escolhidas pelos alunos, que vão desde os assuntos mais importantes do Brasil e do mundo, até realidades que eles mesmos vivenciam. A comunicação é muito bem utilizada como método educativo no colégio, o qual mesmo sofrendo as dificuldades do ensino público consegue se destacar com iniciativas como essa.

Confira o site do NJC no seguinte endereço: http://www.wix.com/jornalismon7/njc

0 comentários:

Postar um comentário