sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Depois de ato simbólico, DCE negocia com reitoria

Por Thaís Pimenta


Reitor Paulo Roberto. Foto: Internet/Reprodução
Primeiro os atos simbólicos e protestos, logo depois vem as negociações. Após suscitar,no almoço cultural realizado há duas semanas atrás,  debates sobre a política de assistência estudantil da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) , o Diretório Central Estudantil ( DCE) se reúne com a reitoria da instituição.

Membros dos DCE’s dos três campi da UESB se reuniram ontem (16), com o Reitor Paulo Roberto, em Vitória da Conquista, para discutir as políticas de assistência estudantil. A reunião teve como objetivo procurar soluções cabíveis e executáveis para atender as reivindicações dos discentes, considerando a atual situação da universidade. Estavam presente também, o pró-reitor de extensão Fábio Felix, e a assessora de planejamento Fernanda. As discussões giraram em torno da destinação de 1% (um por cento) do orçamento da instituição à assistência estudantil, prevista pelo termo de compromisso assinado pela reitoria no dia 17 de junho, e em torno do modelo de gestão do Restaurante Universiário.

Clique aqui para ter acesso o termo de compromisso assinado pelo vice-reitor Rech, em junho desse ano, após 4 dias de ocupação esudantil na reitoria 

A reunião do Conselho Universitário (Consu) para discutir a destinação de 1% (um por cento) do orçamento da universidade para a permanência estudantil em 2012, prevista na primeira cláusula do termo de compromisso, está marcada para o próximo dia 30. Paulo Roberto propõe então, que seja levada ao Conselho uma proposta comum entre Reitoria e Movimento Estudantil. Iniciava assim a rodada de negociações: com o termo de compromisso em mãos, os estudantes exigiam o 1% (um por certo). Tendo com base a planilha de gastos e com sua assessora de planejamento ao lado, Paulo Roberto, expunha a situação orçamentária da UESB.

Segundo o reitor, foi apresentado este ano, ao governo do estado um estudo mostrando que a universidade precisaria em 2012, de uma verba de cerca de 208 milhões para atender a todas suas demandas, porém apenas 170 milhões será destinado a instituição. Paulo Roberto coloca também como problemática e empecilho, o aumento dos gastos em pagamentos de salários, de acordo com ele, o governo do estado aumentou o quadro de funcionários, mas não houve acréscimo da verba à universidade. Ele explica também que destinar recurso a um setor, implica em retirar de outro.

Apresentados os entraves, propõe-se, inicialmente, a aumentar verba destinada para assistência estudantil de 800 mil para 1 milhão. A primeira proposta não foi aceita pelo Diretório Central Estudantil, mas devido às condições exposta a negociação não avançou muito, fechando a proposta em 1.100.000 (um milhão e cem mil), cerca de 0, 665 % do orçamento total da universidade. Contudo, a reitoria se compromete que durante sua gestão, irá gradativamente aumentar esse valor, de acordo com as condições. Esse valor ainda passará pela avaliação do CONSU, se aprovado, entre janeiro e fevereiro será, também em reunião entre DCE e Reitoria, decididos como distribui-lo, considerando as prioridades da assistência estudantil.


Ao entrar em debate sobre a questão do Restaurante Universitário o pró-reitor de extensão Fábio Félix, esclarece que estão sendo estudadas duas alternativas de gestão. A primeira tem como base o projeto aplicado na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia e através do cooperativismo empregaria a comunidade vizinha; a segunda opção seria um convênio com a Secretária de Trabalho, Emprego e Renda, a proposta é transformar o R.U em restaurante escola, ao mesmo tempo em que treinaria grupos que pretendem se dedicar a esse setor, oferecida alimentação a baixo custo aos universitários. Vale ressaltar que ambas, ainda são somente proposta.


Campanha do DCE Nada será com antes


O resultado dessa reunião seria então, a criação de grupos de estudos e trabalhos, formados por membros dos DCEs e da reitoria, a proposta é analisar, construir, fiscalizar os processos licitatórios do R.U. Ao ser questionado sobre as obras dos Restaurantes Universitário de Itapetinga e Jequié, a reitoria, limita-se a informar que estão em andamento.

0 comentários:

Postar um comentário