domingo, 12 de agosto de 2012

Festival Rock Cordel se despede de Vitória da Conquista

Por Murillo Nonato e Rafael Flores


Público da terceira noite de Rock Cordel/ Foto: Rafael Flores
Ontem (12/08), a Praça Barão do Rio Branco de Vitória da Conquista acolheu a terceira e última noite do Festival Rock Cordel, projeto realizado pelo Banco do Nordeste em parceria com o Circuito Fora do Eixo. Nas noites anteriores, subiram ao palco novas e velhas bandas da cena local como Na Terra do Oz, Ladrões de Vinil, Cama de Jornal e Os Barcos. Além dessas atrações, recebemos também alguns visitantes, Warcursed (PB), Maldita (RJ), Pietros (RJ), entre outras.

A abertura da noite de despedida do Festival ficou por conta da banda jequieense Neubera Kundera. No momento de sua apresentação o público reunido na praça ainda era escasso e tímido, seus maiores entusiastas eram um senhor idoso, aparentemente bêbado, hippie, que dançava ao mesmo tempo em que tentava vender a sua arte e uma criança sapeca de aproximadamente cinco anos que pulava de um lado ao outro. Apesar disso os rapazes não deixaram de mostrar sua bagagem com muita energia e trouxeram no seu repertório músicas autorais, a exemplo de “Draga” e “Gnomo”, que segundo os próprios, evidencia algumas de suas referências musicais, como Gilberto Gil e o ritmo afro reggae. Mostrando a pluralidade do grupo, eles finalizaram o show com um medley da canção de trabalho “Iceberg” e “Alcapone” do Raul Seixas, dizendo: “Muita gente diz que ‘Iceberg’ se parece com Raul. É melhor parecer com o Raul que com o Restart. Foda-se”.



Ingrid Bahia, baterista da Garboso/ Foto:
Rafael Flores
Tangerina Jones, de Feira de Santana, subiu logo em seguida. O vocalista, da cartola a la Chapeleiro Maluco, com sua energia e sua dança desengonçada conseguiu chamar a atenção do público que reuniu-se frente ao palco acompanhando as músicas e pulando durante toda a apresentação. Conversando com a galera no intervalo das canções, o Chapeleiro Maluco se esforçou em mostrar toda a sua proficiência na língua inglesa, o que não deixou de ser notado pelo público que brincou com a situação soltando frases misturando palavras em inglês com português forçando um sotaque americano. “Thangeruina Jones, made in Feira de Santanna”, “ Blues and Rock do serthão nourdesthino”, brincavam. Além do bom rock com blues o vocalista demonstrou a sua imensa falta de noção de espaço, derrubando várias vezes o microfone, a cartola, esbarrando nos guitarrista e se divertindo muito. Cantaram “Pretty Funk”, uma das suas primeiras músicas autorais e “Zorra Blues”. Animados com a excelente impressão que causaram no público, despediram-se de Vitória da Conquista elogiando-os e gritando “do caralho, Conquista. Do caralho!”.

Após 24 horas de estrada, os cariocas da Folks chegaram à cidade apenas 10 minutos antes do início do show. Sem tempo para ensaios, subiram diretamente ao palco mostrando muita energia e garra, sem deixar resquícios do cansaço causado pela complicada viagem. “Nós somos uma banda independente, não temos produtora. Fazemos isso pelo amor ao rock”, disse Kauan, o vocalista. Com a praça já cheia, os roqueiros convidaram os conquistenses a abrir a primeira rodinha de punk da noite e fizeram com que os pêlos de muitos se eriçarem aos escutar os covers de Nirvana, AC/DC, Rolling Stones e o instrumental do maior sucesso do White Stripes, “Seven Nation Army”.

Princípio Ativo/ Foto: Ana Paula Marques
A banda mais esperada do terceiro dia de evento foi a Surf Sessions. Pegada Pop, animados e descontraídos, os rapazes chamaram a atenção das meninas (e rapazes, claro) que se amontoaram em frente ao palco. Cantaram “Vida Boa” e “Relax”, do álbum de estreia lançado em julho de 2010, “Corre pro Mar”. Além disso, houve cover do sucesso “De Borest” da banda Kuase Nada e uma versão maconheira de “La Bamba”, do Ritchie Valens.
Alegrou, ainda, a fria noite conquistense a banda Garboso, com a música nova: “Perfume”. “A bordo do seu Cadilac”, a banda Princípio Ativo trouxe muita nostalgia do rock de Conquista nos seus tempos áureos em que eles tocavam em todas as casas de shows e quintais de amigos, não importava. O repertório contou com “Sobreviver”, Sessão da Tarde”, entre outras.

Estampas coloridas e muita simpatia soteropolitana marcaram o show da Callangazoo, fechando com maestria a primeira edição do Rock Cordel em Vitória da Conquista. Teve espaço para as músicas autorais e para as homenagens à Rita Lee, Gilberto Gil, Raul Seixas, Beatles e Mamonas Assassinas. O Festival termina como mais um ótimo evento gratuito pro calendário baiano e que contempla o que há de novo na produção musical brasileira. André Marinho, representante do Banco do Nordeste em Fortaleza, aponta para novas ações do banco na cidade, ainda que o processo de implantação do Centro Cultural esteja suspenso.

A banda soteropolitana Callangazoo/ Foto: Rafael Flores
O calendário da cidade continua fervendo: Entre os dias 24 e 26 acontece o Festival de Inverno Bahia, no dia 06 de setembro rola a prévia do Festival Suíça Bahiana e em outubro o evento Boom, com B. Negão, Mocambo e Ladrões de Vinil. Já em dezembro, nos dias 07 e 08, é a vez do Festival Suíça Bahiana na Arena MiraFlores.

0 comentários:

Postar um comentário