quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Túlio Henrique Pereira lança o livro Atos de Paixão

Por Murillo Nonato


“Atos de Paixão”, livro escrito pelo historiador, professor, escritor e poeta, Túlio Henrique Pereira, será lançado hoje (18), às 19 horas, na Livraria Nobel, localizada na Av. Otávio Santos, Centro.

A obra centra-se na história de Gercindo, homem inteligente e delicado, que sofre de uma incontrolável paixão pelo rude e carrancudo Lucio. O enredo contextualiza uma história de paixão proibida, em um tempo marcado por concepções de valores e moral rígidos, como foi o inicio do século XX no Brasil, tempo histórico em que o livro é ambientado.

Plano de fundo para abordar temas como moralidade, limites e transgressão, a história do casal homoafetivo baseia-se em estudos históricos realizados pelo autor em que descreve o cotidiano da vida privada na América Portuguesa, inspirando-o assim, a narrar as intimidades dos casais e amantes da sociedade brasileira do início dos anos 20. 

Túlio, que se descreve como tímido, levou nove anos para finalizar a obra, pensando-a desde a criação do argumento inicial até sua editoração final. Antes de ser lançado em Vitória da Conquista, o embrião do livro foi discutido em Paris durante a Jornada Internacional de Estudos Brésilienneté: subjectivités et corps. Seu texto completo chegou a ser recusado por duas editoras, até o livro chegar às mãos dos editores da Giostri Editora, cujo foco é a dramaturgia. Hoje, a obra está prevista para ser lançada ainda este ano também pelo Labedisco/Uesb, Editora Marca de Fantasia, Capes e Sourbone Nouvele Paris 3 e tem seu lançamento nacional para o mês de novembro, no Teatro Augusto em São Paulo.

“Atos de Paixão” não é o primeiro livro autoral da carreira do escritor, que já teve, em 2008, sua estreia no mundo literário com livro de poemas “O observador do Mundo Finito”. A publicação, realizada pela Editora Scortecci, foi custeada por um leitor que teve acesso aos seus textos através do site Recanto das Letras. 

0 comentários:

Postar um comentário