quarta-feira, 7 de novembro de 2012

"Trilha dos Inconfidentes" - Diário de Bordo Cinema na Estrada

Lagoa Dourada


Por Luiza Audaz
Fotos por Vinicius Gil e Henrique de Eça

Saímos de Vitória da Conquista na manhã de domingo em direção à cidade de São João Del Rei, Minas Gerais.

Nossa equipe com 5 pessoas encararia uma longa viagem. Foram mais de mil quilômetros pela frente e 5 cidades confirmadas no roteiro. Nosso carro extremamente pesado, puxando aproximadamente 400 quilos de equipamentos, partiu em direção a Trilha dos Inconfidentes.

Sabíamos que a experiência de gravarmos nosso primeiro programa turístico, utilizando a linguagem e equipamentos exclusivos de cinema, somaria grandemente ao trabalho que a produtora TVLOCAL já vem realizando em sua trajetória.

O programa turístico Trilha dos Inconfidentes veio como convite e parceria com o Circuito Trilha dos Inconfidentes - com sede na cidade de São João Del Rei - que, depois de muitos anos acompanhando o trabalho e investimento da TVLOCAL,  fizeram o convite para executarmos este registro em 5 cidades do circuito.


As cidades contempladas inicialmente pelo programa são Lagoa Dourada, Coronel Xavier Chaves, Tiradentes, São Tiago e São João Del Rei, apesar de termos mais 4 cidades incluídas no Circuito Trilha dos Inconfidentes.

Visitamos Lagoa Dourada, a primeira cidade, na segunda (05) em busca do atrativo turístico mais saboroso do lugar, o rocambole. Típica cidade do interior mineiro, com suas casas de fachadas do período colonial, gastronomia riquíssima e com um enorme potencial turístico.

Entrevista com Josias Cardoso
Dentre outras coisas, descobrimos o Divino Ofício, atelier do restaurador, artesão e administrador Josias Cardoso que, depois de trabalhar durante anos como restaurador de patrimônios como igrejas do período barroco e obras de arte, decidiu abrir seu próprio empreendimento, produzindo peças artesanais. Hoje, já em grande escala, distribui para 16 estados do Brasil, tendo como principal produto a peça mais produzida no atelier, o Divino Ofício, pássaro que representa o Divino Espírito Santo.

Conhecer Seu Jaci foi mais uma das alegrias do dia. Montamos o set em sua casa, logo acima de sua padaria, uma das mais antigas e tradicionais que tem como forte a produção de rocambole. O produto ganhou fama. Hoje é ícone da cidade e importante engrenagem para a economia local.

Seu Jaci
Filmamos a feitura do doce e entrevistamos seu Jaci, que faz o rocambole desde os 12 anos de idade e, entre risadas e piadas, deixou a equipe à vontade para brincar e se esbaldar no pão de ló com doce de leite,  feito com todo carinho e tradição.

Segundo o diretor de fotografia Purki, a maior vantagem do trabalho com a produtora é o investimento em equipamento de ponta, destacando-se no mercado de produtoras de vídeo do sudoeste da Bahia, executando trabalhos fora do estado e sendo reconhecida pela sensibilidade e qualidade de imagem. “Poder imaginar uma imagem e realizá-la por um slow da FS100 é um pouco mais do que ter várias câmeras, é saber utilizá-las como recurso estético,” afirma Purki.

Equipe cansada do dia de trabalho, fizemos as últimas panorâmicas da cidade e retornamos a São João Del Rei, com alguns novos amigos no coração, as expressões, a força e energia dos habitantes de Lagoa Dourada registrados na mente e com a missão de seguir nosso roteiro em mais duas cidades, São Tiago - cidade do biscoito - e Coronel Xavier Chaves - cidade da cachaça.


3 comentários:

  1. Olá, sou responsável pelo blog Portal Lagoa Dourada (portallagoadourada.blogspot.com) e queria saber como posso ver as filmagens realizadas em Lagoa Dourada e disponibilizá-las no blog. Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá as imagens pertencem ao Cicrcuito Trila dos Inconfidentes e só estarão disponíveis pós edição e finalização de imagem em 2013

      Excluir
  2. Olá a TVLOCAL informa que as imagens pertencem ao Circuito Trilha dos Inconfidentes e estarão disponíveis pós edição e finalização de imagem em 2013.

    ResponderExcluir