sábado, 10 de novembro de 2012

Bemba Trio e Curumin são destaques na primeira noite de Festival Lado BA

Por Rafael Flores e Ana Paula Marques



Rádio Mundi/ Foto: Rafael Flores
O Cine Teatro Solar Boa Vista, em Brotas, Salvador, recebeu ontem a primeira noite do Festival Lado BA - Musica e Processos Colaborativos. Passaram pelo palco as atracoes Radio Mundi (BA), Duo Finlândia (ARG/BR), Bemba Trio (BA) e Curumin (SP). O evento é realizado pela Maquinário Produções, responsável pelo eixo de circulação da Rede Motiva – rede que integra o programa Conexão Vivo.

Com o publico recém chegado, a abertura do evento ficou por conta da Radio Mundi. A banda conta com os vocais de Vince de Mira, ex-Lampironicos e um dos gestores do eixo de criação e produção da Rede Motiva. Apresentando as músicas dos seus dois trabalhos e demonstrando referências que passam pelo dub, afrobeat, samba e um pouco da cultura popular brasileira, a performance da Radio Mundi impressiona.

Finlândia/ Foto: Rafael Flores
Apesar de ser composto apenas por um brasileiro e um argentino, Raphael Evangelista e Mauricio Candussi, o duo Finlândia, segundo a se apresentar no festival, encheu a sala do teatro de energias panamericanas. O público começou tímido e silencioso, prestando atenção nos sons que a dupla fazia, mas quando um gringo caiu na dança, ninguém mais se segurou. A dupla sustenta um ritmo de circulação muito intenso, só a título de exemplo no início da manhã deste mesmo dia, eles estavam em Caxias do Sul (RS). Para Raphael Evangelista isto é essencial: “A gente entrou nessa de circulação não só pelo contato com as redes e produtores, mas também porque isso é necessário pra fazer o carro andar né?”, afirma. A partir disso que surge o quarto disco do Duo, o “Dale!!”, com participações e parcerias com artistas de diferentes partes do mundo.


Bemba Trio/ Foto: Rafael Flores
A cultura soundystem é mesmo forte na Bahia, é o que provam os soteropolitanos do Bemba Trio. Com o show mais lotado e quente da noite, Russo Passapusso, Fael 1º e Dj Raiz fizeram o anfiteatro passar mal de tanta “ziguizira”. Passapusso constantemente pedia para o técnico de luz escurecer o ambiente, passando a ser iluminado apenas pelos isqueiros e celulares. O trio valoriza a cultura nacional, principalmente a de origem na periferia, pois além de utilizar timbres e efeitos típicos do soundsystem,  homenageam ritmos como o samba-reggae e o funk carioca.

O encerramento da noite ficou nas mãos de Curumin, paulista que já tem o seu nome cravado na nova música brasileira, sendo referência no exterior. Náo tão apertado quanto no show do Bemba, o teatro se tornou uma confortável pista de dança. Todos estavam muito a vontade, tanto o público, quanto o artista. que apresentou as músicas do seu mais recente trabalho, “Arrocha” (2012), mesclado com seus outros dois álbuns, “Achados e Perdidos” (2002) e “Japan Pop Show” (2008). Russo Passapusso foi convidado ao palco para cantar “Afoxoque” e “Passarinho”, músicas que compuseram em parceria. Para Curumin, a Bahia representa uma boa porcentagem da sua influência musical. “Acho que é por essa coisa de fazer a música tanto para o ouvido quanto para o corpo”, explica.  

Outras Conexões

“A música sozinha não gera o mesmo impacto do que quando integrada com outras linguagens e com açoes voltadas para a sustentabilidade de um espaco”, é o que diz Vince de Mira sobre “Música e Processos Colaborativos”, subtítulo do evento. A música, nesse caso, serve como catalisadora de transformações sociais. Em 2012, a Rede Motiva organiza uma rota de sustentabilidade para os artistas de outros estados, calendarizando festivais como o Umbuzada Sonora, em Juazeiro e o Stereo Sul, em Itacaré. No final do ano, Vitória da Conquista também recebe a terceira edição do Festival Avuador. “A gente já está conversando com o Curumin sobre essa extensão da rota, pra ele fazer em Itacaré e Vitória da Conquista, que acontecem no mesmo final de semana. A gente ainda está ajustando algumas parcerias com o Avuador, pra ver se a gente consegue fazer esse ano na Praça Barão do Rio Branco e conseguir um público maior”, reforça Vince.

Curumin/ Foto: Rafael Flores


Confira a programaçao deste sábado, 10 de novembro, última noite do Festival Lado BA em Salvador:

Atrações - Livia Mattos (BA), Coletivo di Tambor (BA), Cidadão Instigado (CE/SP), Orquestra Contemporânea de Olinda (PE)
Onde - Cine Teatro Solar Boa Vista, Engenho Velho de Brotas, Salvador
Preço - R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia)

Confira as fotos de Rafael Flores: http://tinyurl.com/ateqhyc

0 comentários:

Postar um comentário