domingo, 15 de abril de 2012

O Rebucetê Indica: O techno de múltiplos estilos

Por Lucas E. Dantas


Foto: Divulgação
Não é novidade que a música eletrônica vem ganhando fãs em todo o mundo e o fenômeno da globalização tem contribuído muito para a difusão das culturas musicais em todo planeta. A internet se apresenta como a principal ferramenta para conseguirmos ter acesso a essas nova culturas. Ela proporciona a todos nós internautas a ouvir, por exemplo, estilos musicais de todo o mundo. Atualmente é comum ver jovens brasileiros serem fãs da música indiana, ou ouvirem hits japoneses. A música eletrônica vai além, logo que sua língua é universal: a linguagem das batidas, dos efeitos sonoros estranhos e das mixagens, nas quais o verbo pouco importa.

Dentro desse universo múltiplo e de um cenário de Djs e bandas Techno, uma em especial chama muito a atenção. Sucesso nas boates européias, a banda Scooter representa bem esse leque de ritmos misturados que a música classificada como “Psychodelic” nos traz.
A banda alemã de Hamburgo surge em 1994 com uma nova proposta sobre a música Techno, iniciando um movimento musical na Europa, e conquistando milhões de fãs em todo o velho continente. Composta por três integrantes, Hans Peter Geerdes (H.P. Baxxter), Hendrik Stedler (Rick J. Jordan) e Michael Simon, a banda soma 23 álbuns, entre coletâneas, performances ao vivo e álbuns de estúdio, além de 49 singles ao longo desses 18 anos de carreira. Já vendeu 14 milhões de álbuns e ganhou 80 prêmios de ouro e platina.

The Big Mash Up

Lançado no fim de 2011, o mais novo álbum do Scooter, contem 16 músicas inéditas, e uma faixa bônus com os sucessos consagrados da banda (Suck My Megamix, de 79 min). Uma diferença neste novo trabalho são as batidas mais lentas nas músicas, puxando um pouco mais pra uma pegada de Eletrohouse, logo que em alguns discos anteriores, o estilo Hard Trance era percebido na maioria de suas melodias. A faixa  do disco “It’s a Biz”, define bem essa nova pegada mais marcada, com efeitos psicodélicos ao fundo.

Foto: Divulgação
[foto2]Outro traço marcante é o modo como eles fazem a mixagem de músicas  já existentes. Sempre resgatando sucessos antigos, como “Stuck on You”, de Lionel Richie, Mixada e renomeada como “Stuck On Replay”, como também Músicas européias dos anos 70, a musica L’amour est Bleu, por exemplo, de Vicky Leandros (mixada e renomeada de C’est Bleu), sempre com marcações definidas e bem rápidas, além do apelo pra distorção do vocal.


O Brasil também é Techno

No Brasil, o Grupo alemão não apresenta uma presença considerável entre os adeptos da musica eletrônica, logo que em nosso país este cenário é dominado pelos funks, pagodes, sertanejos mixados e pelo djs e músicos já consolidados no mercado mundial (David Guetta, Bob Sinclair, Yves Larock, R.I.O., fatboy Slim, Jason Rooney, Global Dejays, etc.)

No entanto, alguns fãs clubes existem em Rio de Janeiro e São Paulo, difundindo o estilo único do Scooter pelas noites cariocas e paulistanas. A banda em 2007 Chegou a cogitar um show no Brasil durante a turnê do Álbum “Jumping All Over The World”. Mas infelizmente este não aconteceu por causa do possível preço do ingresso (R$ 400,00), que fez com que os produtores do evento no Brasil desistissem da proposta por medo de não alcançarem um número suficiente de pagantes no espetáculo.

Uma Gama de estilos e ritmos em uma só banda

Se hoje alguém me pedisse uma definição pra o ritmo das melodias da Scooter eu diria o seguinte: “Universal House”. Nenhuma Banda de Techno produziu Mixagens tão variadas quanto ela. Podemos citar que o Grupo transita entre o House e suas diferentes categorias ( batidas mais definidas, introdução mais longa ), pelo Trance (som intenso e progressivo, com uma única sequência durante toda a música, porém, há diferenças entre as subcategorias, o hard trance por exemplo apela para ruídos mais pesados e metálicos, as vezes usando também um vocal agressivo) indo parar no Psychodelic (explicando de uma forma simples, a melodia de musicas “psy” nos remetem a viagens transcedentais). Podemos ouvir as músicas “Fire” e “The Song Above My Hair”, que acentuam bem essa diferença de ritmos. Uma melodia pra se ouvir com muita atenção, com pequenos detalhes, que se tratando de ouvintes leigos, estes passam despercebidos. Mas pra quem deseja dar uma festa nesse tema, as musicas ajudarão muito, pois conseguem agitar com muita facilidade.

0 comentários:

Postar um comentário