sábado, 7 de abril de 2012

O Rebucetê Indica: Concerto de Páscoa

Por Rafael Flores


 "Ensaio de Orquestra"/ Foto: Divulgação.


Orquestras são famosas por sua organização, sendo comumente utilizadas para metaforizar  o funcionamento de algum grupo.  Até o cineasta italiano Frederico Fellini já utilizou desse artifício em "Ensaio de Orquestra", uma de suas principais obras. Utilizando das alegorias musicais, Fellini consegue mostrar a exaltação dos egos humanos através dos instrumentos musicais.

O maestro e coordenador de Cultura do município de Vitória da Conquista, João Omar, compara a formação de uma oquestra com uma família: “Cada membro tem sua personalidade. Os instrumentos mais graves, como os contrabaixos parecem ser comparados com os avós. Os violoncelos apresentam a personalidade masculina dos pais e as violas, nossos tios. As nossas mães são os violinos feitores, pois o naipe de cordas pode ser considerado o berço da orquestra. Por fim, o naipe de sopros seriam as crianças, que são leves e brincalhonas como a flauta”.

No fim de tarde do domingo de páscoa, os conquistenses poderão conferir se as metáforas fazem sentido. A Orquestra Sinfônica Juvenil 2 de Julho se apresentará pela primeira vez na cidade. Regida pelo maestro Ricardo Castro, ela faz parte do programa Neojibá - Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia, é composta por 90 músicos e já excursionou pelas principais salas de concerto da Europa. O evento marca a inauguração oficial do espaço de shows Arena MiraFlores e comemora a parceria entre a Prefeitura Municipal e o Neojibá.


O Neojibá é um programa de formação de núcleos de orquestras e corais infanto-juvenis no Estado da Bahia, visando  a integração social por meio da prática coletiva da música. Foi criado em 2007 e sua estratégia está focada na construção ética e pedagógica da infância e da juventude, mediante a instrução da prática orquestral. Além de ser uma iniciativa de cunho artístico-cultural, o Neojibá é uma importante ação de formação e capacitação de crianças e adolescentes, com foco na transmissão e multiplicação do conhecimento. O programa  é considerado prioritário para o Governo da Bahia e é  gerido pela Associação de Amigos das Orquestras Juvenis e Infantis e do NEOJIBA – AOJIN, com manutenção da Secretaria de Cultura do Estado e apoio do Teatro Castro Alves.

O Neojibá é o primeiro programa governamental brasileiro baseado no “El Sistema”, programa venezuelano criado em 1975 e que hoje conta com mais de 350 mil jovens e crianças e mais de 180 orquestras em todo o país. O diretor-fundador do programa é o músico conquistense Ricardo Castro.O projeto conta com um Núcleo de Gestão e Formação Profissional - NGF, em funcionamento no Teatro Castro Alves em Salvador, onde ensaiam suas orquestras principais, com integrantes entre 9 a 28 anos: a Orquestra Sinfônica Juvenil 2 de Julho (J2J) e a Orquestra Castro Alves (OCA), a qual conta com 60 integrantes. A primeira, a qual se apresentará no domingo, é composta por bolsistas capacitados ou em estágio avançado de capacitação nas diversas áreas de atuação do Neojibá.

A condição que o maestro Ricardo Castro impôs para a realização do concerto de inauguração do espaço foi a viabilização do convênio entre o programa Neojibá e o projeto Orquestra Conquista Sinfônica, gerido pela Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista. “Ele soube que a prefeitura local tinha um programa de musicalização de crianças carentes e se interessou em fazer uma parceria técnica. O MiraFlores se comprometeu em fazer a ponte para estabelecer esse convênio. Batalhamos, conseguimos, hoje a Prefeitura de Conquista é conveniada ao Neojibá e o marco disso será a apresentação”, comenta Andrea Flores, produtora e diretora executiva do MiraFlores. Com tal condição, não houve cobrança do cachê artístico pelo maestro.

João Omar/ Foto: Secom PMVC
A Orquestra Conquista Sinfônica, coordenada pela prefeitura municipal será o projeto beneficiado pelo convênio. O projeto, contemplado em 2011 pelo BNB Cultural (edital do Banco do Nordeste) selecionou 104 alunos ligados às redes de atenção à criança e ao adolescente da Secretaria de Desenvolvimento Social. Nesta primeira fase, o projeto foi direcionado para crianças carentes, pertencentes às mais diversas instituições, tais como às pastorais, o lar Catarina de Senna, entre outros. “Inicialmente houve um processo de musicalização com essas crianças, somando ao aprendizado de elementos da música e sensibilização para cultura de orquestra”, explica João Omar. “A sequência disso é a parceria com a Neojibá, que é filiada ao método El Sistema e tem dado resultados maravilhosos aí pelo mundo. Então a gente tá absorvendo essa tecnologia que trabalha a formação de conjuntos, capacita monitores e visa formas de compartilhar o conhecimento de formas mais abertas”, completa o maestro.  Assim, o convênio com o Neojibá significa uma parceria de cooperação técnica, consistindo em uma troca de metodologias. Uma vez por mês a Orquestra Conquista Sinfônica irá receber  visita de monitores do Neojibá, realizando um intercâmbio de conhecimentos que provocarão o desenvolvimento técnico dos jovens músicos.

Andrea Flores diz ainda que a escolha da orquestra para a inauguração não foi por acaso. Para ela, a casa deveria se apresentar para a cidade com uma atração neutra. "A orquestra caiu perfeitamente porque a música erudita é um território novo na cidade e o Neojibá está em evidência, pois é um programa prioritário para o governo do Estado da Bahia", diz. Dentro da programação do evento, acontece também a oficina “O Encontro entre o virtuose e o aprendiz” às 8h, onde os alunos a Orquestra Conquista Sinfônica vão se encontrar com os integrantes da Orquestra Sinfônica Juvenil 2 de Julho para trocar experiências musicais.

O concerto acontecerá às 18h e a entrada é gratuita. A Arena MiraFlores localiza-se no final da Avenida Olívia Flores, próximo a Uesb – Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.


0 comentários:

Postar um comentário