segunda-feira, 26 de março de 2012

Exposição Fotográfica baseada em livro de Ítalo Calvino ocupa o Centro de Cultura

Por Ana Paula Marques e Rafael Flores    

     

Foto: Ana Paula Marques
Foi inaugurada na quarta-feira, 21 de março, a exposição fotográfica "O Sentido dos Sentidos'. A exposição faz parte do projeto de extensão "Interdisciplinaridade: seis conferências sensoriais" da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, coordenado pela professora do curso de Comunicação Social, Adriana Camargo. 


O projeto é baseado no livro  “Seis propostas para o próximo milênio”, de Ítalo Calvino, publicado em 1988. O objetivo do projeto foi fazer com que alunos do ensino médio e fundamental transformassem as seis propostas, inicialmente voltadas para a literatura, em fotografias.  "A ideia foi que os alunos refletissem acerca das conferências e , posteriormente pudessem traduzir as mesmas em imagens fotográficas a partir do seu repertório particular e experiências cotidiana" explicou a professora Adriana Camargo. As conferências, propostas por Calvino e citadas por Adriana são: leveza, rapidez, exatidão, visibilidade, multiplicidade e consistência. Para a exposição, o foyer do Centro de Cultura foi dividido em diferentes espaços para que, dentro da perspectiva de Italo Calvino, o espectador possa ser levado à diferentes sensações.
Para isso, os alunos do ensino fundamental do Colégio Estadual Carlos Santana, de Vitória da Conquista, foram convidados para fotografarem utilizando elementos das suas próprias vidas. O estudante de Comunicação Social e bolsista do projeto, Murillo Nonato, explica que para atingir o objetivo do projeto foi necessário utilizar a expressão subjetiva dos alunos e transformá-las em fotografias. "Antes de sairmos para fotografar, fizemos alguns seminários, explicando nossa proposta e trabalhando de forma leve um pouco da obra de Calvino com eles. Nos dividimos em grupos, cada um com um tema e apenas pedimos que escolhessem um local  onde eles conseguiriam exprimir tais temas. E aí, entregamos as câmeras nas mãos deles, evitando interferir muito nesse processo”, explicou o bolsista.

Foto: Ana Paula Marques
Na abertura da exposição, Adriana Camargo nos contou sobre sua satisfação em ver os participantes do projeto emocionados com suas fotos expostas. A professora alerta para o fato de que é importante tornar práticas como esta mais recorrentes na cidade, ainda mais se tratando de um trabalho atrelado à comunidade. "Foi positivo tanto pra mim quanto para os alunos. São universos que nos trazem outros olhares sobre o mesmo objeto. Esse deslocar foi muito bacana”, diz.
        
Os alunos do Colégio Carlos Santana estiveram presentes durante a abertura da exposição e foram conferir de perto o resultado dos seus trabalhos. "A experiência foi maravilhosa, poder fotografar o que você sente. O resultado foi incrível, gostei muito da experiência", contou Maiara Oliveira, 16 anos. As instalações  fotográficas ficarão expostas no Centro de Cultura Camilo de Jesus Lima até o dia 31 de março e a entrada é gratuita.








0 comentários:

Postar um comentário