segunda-feira, 8 de outubro de 2012

III Mostrinha de Cinema Infantil de Vitória da Conquista


Da Redação

Na Semana da Criança, os alunos da rede municipal de ensino de Vitória da Conquista e a comunidade da cidade terão uma programação especial: é a Mostrinha de Cinema Infantil, que, em sua terceira edição, consolida-se no calendário educacional e cultural do município, bem como no universo das mostras e festivais audiovisuais da Bahia e do Brasil.

Imagem: Divulgação

Configurando-se como uma efetiva possibilidade de despertar novos olhares por meio do contato com a sétima arte, a Mostrinha contará com um público de crianças, entre 4 e 12 anos, de escolas e creches municipais. Entre os dias 8 e 11 de setembro, serão exibidos 22 filmes, de diversos estados e selecionados na vasta produção nacional de curtas-metragens, que raramente é difundida em circuito comercial. Os filmes passarão por um júri infantil, presidido pelo ator mirim Vinícius Nascimento (do curta “Doido Lelé” e do longa recém-lançado “À Beira do Caminho”) e composto também por crianças de escolas municipais de Vitória da Conquista.

Em paralelo, acontecerão, também no campus da Uesb, quatro oficinas: animação/pixilation, produção de vídeo, fotografia (para alunos) e cineclube na escola (para educadores). E, para encerrar a Mostrinha, o cinema brasileiro de longa-metragem será levado a duas praças públicas da cidade: Nossa Senhora dos Verdes (Bairro Brasil) e Sá Barreto (Petrópolis), com sessões abertas à comunidade.

A realização é da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, por meio da Pró-Reitoria de Extensão e do Programa Janela Indiscreta Cine-Vídeo Uesb, com a correalização da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Uesb (FADCT) e da Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista, através da Secretaria de Educação. A III Mostrinha conta com o apoio da Rede Kino – Rede Latino-americana de Educação, Cinema e Audiovisual e o patrocínio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Banco do Nordeste do Brasil (BNB) e Governo Federal, por meio do Programa BNB de Cultura.

0 comentários:

Postar um comentário