terça-feira, 23 de agosto de 2011

Cem anos de Jorge Amado é comemorado em toda Bahia


        Vitória da Conquista será palco de mais uma das varias homenagens que vem ocorrendo ao centenário do escritor baiano Jorge Amado. Acontecerá entre os dias 30 de agosto a primeiro de setembro, o XX Encontro do Programa Nacional de Incentivo a Leitura, o Proler, realizado por meio de uma parceria entre a Fundação Biblioteca Nacional, Uesb e Prefeituras Municipais de Vitória da Conquista, Jequié e Itapetinga. Esse ano um dos assuntos abordados será As Artes da Terra: Momento cultural. Centenário de Jorge Amado entre saberes e sabores, onde as principais obras do autor serão abordadas em uma espécie de homenagem ao mesmo.
            Jorge foi um dos principais escritores da segunda fase do modernismo, período literário que compreende da década de 1930 a 1945. Com características únicas e peculiares que imprimi em seu trabalho como a descrição da realidade cacaueira baiana no início do século passado ou a analise da sociedade local através de personagens clássicos como a mulher de força e luta que vem do interior pra vencer na vida, Tieta do Agreste, a os marginalizados ou excluídos da sociedade como retrata em Capitães de Areia, Jorge foi precursor de um estilo próprio que veio a desencadear e influenciar, através da sua principal característica, a regionalização, outros autores como Adonias Filho e até mesmo Guimarães Rosa.
            O escritor Ilheense estaria completando seus 99 anos nesta ultima quarta feira, 17 de agosto. A ideia é que haja uma série de comemorações em diversos locais do estado até o ano que vem, quando ele chegaria ao seu centenário. Em Ilhéus, as celebrações ocorreram com uma alvorada de fogos seguida por um ato ecumênico na Catedral de São Sebastião, às sete horas da manhã. Já na capital baiana houve um grande evento no Teatro Castro Alves, que realizou uma conferência com o escritor moçambicano Mia Couto que teve como tema “Um Mar Vivo: Como Jorge é Amado em África”. Além disso, a Fundação Casa de Jorge Amado, localizada no Pelourinho, já abriu as portas anunciando o inicio do Ano Jorge Amado. De acordo com Aninha Franco, escritora soteropolitana e coordenadora do Theatro XVIII que fica no Centro Histórico, “Jorge era um baiano que compreendia a Bahia do século XX, esse é o grande carisma da obra dele. Seus personagens ainda podem ser encontrados na cidade, mas rareiam. Ele, Caymmi, Carybé e Voltaire Fraga, cavalheiros, cavaleiros, conseguiram registrar essa cidade tão especial em histórias, músicas, imagens e fotos. Uma Bahia bonita, delicada, gentil e humana. O Pelourinho se prepara para homenagea-lo com grande fervor”.
            Além da homenagem ao escritor que faleceu em 2001, o Encontro de Incentivo a Leitura irá oferecer gratuitamente dez oficinas de leitura e uma exposição fotográfica para cerca de 300 participantes. O evento acontecerá na Praça Matriz, no distrito de José Gonçalves, município de Vitória da Conquista. De acordo com Camillo Cavalcanti, professor de literatura da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, “é de suma importância relembrar Jorge Amado em eventos como esse, que agrega um público misto de todas as idades. Conheço        Jorge através do meu amigo -também baiano- Eduardo Portela, ex-presidente da UNESCO que este ano homenageou seu velho camarada publicando Jorge Amado: A sabedoria da fábula. A grandeza de nosso Amado Jorge foi ter entrado e saído da militância comunista, evidenciando coragem, circularidade e renovação permanentes. De uma motivação pluridimensional, sua obra abrange o baiano, o telúrico e o político, entre mágico e real, superando as limitações do documento, sempre linear, que ameaçam o regionalismo. Foi um romancista da solidariedade humana, não apenas de uma classe. Nele palpitam todos os símbolos sociais da região, em sua verdadeira caracterização verbal e estilística”.
Por Mariana Kaoos

0 comentários:

Postar um comentário